Compartilhe com seus seguidores
A A A

Review do LG G8X: o celular da LG com duas telas

Alvaro Scola 08/01/2020 21h00

Novo celular da LG realmente inova e traz uma boa performance, mas suas principais funções precisam passar por algumas melhorias

A LG tem investido bastante em aparelho com inteligência artificial, além de trazer novas funções a eles. Por sua vez, o celular de maior destaque da empresa do ano é o LG G8X ThinQ, que conta com duas telas e traz a promessa de oferecer mais produtividade, além de inovar a forma de como você joga no smartphone.

O Olhar Digital teve o acesso a uma unidade deste celular e te conta a seguir, em detalhes, no que ele acerta, erra e se a sua promessa foi realmente cumprida. A seguir, confira a análise completa do LG G8X ThinQ.

Design e acabamento

Quando o LG G8X ThinQ não está conectado a sua segunda tela, o celular acaba tendo um visual bem discreto, já que ele vem somente na cor preta sólida. O aparelho, sozinho, é bem leve e as suas câmeras são rentes ao corpo, sem qualquer tipo de saliência.

Reprodução

Em compensação, como você deve imaginar, ao conectar o LG G8X a sua segunda tela, o cenário acaba mudando bastante e o aparelho fica grande e pesado. Inclusive, dessa forma, ele é bem volumoso para ser guardado em um bolso de uma calça e chega a pesar mais de 300 gramas.

Reprodução

As duas telas do aparelho tem o tamanho de 6,4 polegadas e utilizam a tecnologia OLED. Já a resolução delas também é a mesma, sendo essa de 2340 x 1080 pixels. Aqui, vale notar, ambas as telas possuem um notch, entretanto, enquanto o celular tem o entalhe para a câmera frontal, o notch da segunda tela é apenas um detalhe visual, ou seja, é cosmético.

O leitor de impressões digitais do aparelho também fica na tela do celular, mais precisamente em seu display principal. O seu tempo de resposta é bem decente e, em nossos testes, ele não apresentou falhas.

De forma geral, as cores apresentadas pela tela do celular da LG não saem muito vivas, mas isso é uma configuração que pode ser mudada e não uma característica do display. Entretanto, apesar da tela ser boa e mostrar uma boa imagem, o nível de brilho do aparelho não é muito alto.

Reprodução

Apesar de ter duas telas e elas serem separadas, vale lembrar que a qualidade da imagem vista nelas é a mesma. Inclusive, você tem a possibilidade de sincronizar ou não o seu nível de brilho, a fim de que uma imagem não comece a destoar muito da outra.

Agora, na tela secundária do seu aparelho, em seu “verso”, existe um espaço dedicado para exibir a hora e notificações do celular. Essa parte é bem bonita e tem o seu acabamento espelhado, o que faz, infelizmente, que marcas de dedos apareçam com facilidade.

Reprodução

Na questão de proteções, o LG G8X conta com a certificação IP68 a água e a poeira. Enquanto isso, a sua parte traseira conta com o Gorilla Glass 6 e os seus displays com o Gorilla Glass 5 contra trincos e arranhões.

Como é usar as duas telas no dia a dia

Como não poderia deixar de ser diferente, o grande atrativo do LG G8X é justamente usar as duas telas, que não vem juntas, como outros aparelhos dobráveis. Em um primeiro momento, devo admitir, levei algum tempo até me acostumar a usar ambas ao mesmo tempo, entretanto, a experiência foi positiva.

Mais uma vez, diferente dos outros aparelhos dobráveis, a primeira coisa que você notará no LG G8X é que nem sempre você consegue estender o conteúdo de uma tela a outra. Assim, parece que você está utilizando dois celulares com o sistema Android, com cada um deles rodando em uma tela. Na questão física, apenas algo a ser notado, é que o celular acaba sendo mais pesado do que a sua tela secundária, algo compreensível, mas que dependendo da tarefa, pode lhe obrigar a deixar o celular uma determinada posição.

De forma geral, para quem procura produtividade, isso acaba sendo ótimo e é bem prático, por exemplo, deixar um vídeo do YouTube rodando enquanto você continua a navegar na internet pesquisando por um assunto. Assim, quem utiliza bastante o celular para trabalho, gostará de utilizar o LG G8X para realizar suas tarefas.

Reprodução

Outra função também interessante é utilizar uma das telas como o teclado para digitar um texto no Word. Mas, se preferir, você também pode usar o Word e um teclado numa tela, enquanto a outra serve para ter algum texto ou artigo de referência.

Reprodução

Quem quer usar a segunda tela apenas para expandir o conteúdo do display principal, entretanto, pode ter alguma dificuldade. Nesses casos, por exemplo, o LG G8X até traz um navegador próprio e o Chrome também pode ser usado para isso. Mas, na prática, o resultado não fica tão bom, já que o espaço e vão entre uma tela e a outra acaba atrapalhando, principalmente se o celular estiver sendo utilizado na vertical.

Reprodução

Essa função de estender a tela, inclusive, como mencionado, tem suporte a poucos aplicativos. De forma geral, as principais funções vistas para interagir com duas telas estão listadas nessa imagem abaixo.

Reprodução

Já quem procura usar o LG G8X para jogar verá uma função interessante, que é usar a segunda tela como um joystick. Por padrão, o sistema da LG emula um controle físico, que em teoria, faz com que ele funcione em quase qualquer jogo com suporte a joysticks.

Apesar de a ideia ser boa, na prática, o controle virtual da LG apresenta falhas constantes e dead zones, ou seja, existem algumas áreas onde os toques não são devidamente reconhecidos, sendo esse na verdade um problema de software. Apesar da LG dizer que os jogos que têm suporte a controle devem funcionar com seu joystick virtual, não foi isso que ocorreu na prática conosco, já que dentre os 5 jogos que testamos, ao menos dois deles não nos deixaram usar o controle.

Reprodução

Por fim, nessa questão, a LG também traz uma ferramenta para criar controles diferentes, mas que não é tão intuitiva e que nem todos jogos reconhecem corretamente os joysticks criados com ela.

Reprodução

Configuração e desempenho

Para a questão de configuração, o LG G8X traz um hardware que o enquadra como um aparelho do segmento top de linha. Assim, ele tem um processador Octa-Core Snapdragon 855, GPU Adreno 640, 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento expansível via cartão microSD.

Com esse processador e quantidade de memória, o LG G8X oferece um ótimo desempenho e não demonstra qualquer lentidão na hora de rodar programas, independentemente de você estar utilizando uma ou as suas duas telas. Já os jogos também não demonstram lentidão e o celular dá conta dos títulos mais pesados da Google Play sem problemas.

Já a bateria do aparelho é apenas de 4.000 mAh e precisa de algumas observações. Quando utilizando sem a sua segunda tela, o LG G8X tem autonomia para um dia de uso realizando tarefas cotidianas.
Entretanto, quando conectado a sua segunda tela, a bateria do LG G8X não consegue dar conta de um dia de uso e a sua bateria descarrega rapidamente. Por exemplo, em nossos testes, utilizando o celular com as duas telas em torno de uma hora para atividades simples como navegar resultou em perder 20 por cento de carga. Esse problema, é claro, ocorre por conta do celular ao todo só ter uma bateria, ou seja, a peça que funciona como uma segunda tela não tem bateria.

As fotos com o LG G8X

Diferente do que vimos na maioria dos aparelhos top de linha de 2019, o LG G8X conta com apenas duas câmeras traseiras. A primeira delas tem 12 megapixels e conta com a abertura f/1.8, enquanto a segunda é uma lente ultrawide de 13 megapixels e abertura f/2.4.

De forma geral o aparelho se sai bem para tirar fotos e consegue oferecer um nível de detalhes bem alto. Já o lado negativo fica para as suas cores, que acabam saindo um tanto quanto escuras e não dão aquele aspecto vivo. Primeiro, veja algumas fotos tiradas com o seu modo normal em ambientes abertos e fechados.

Reprodução

Foto em ambiente aberto

Reprodução

Mais uma foto em ambiente aberto

Reprodução

Foto em ambiente fechado

O modo noturno do aparelho, por sua vez, funciona bem e assim como é visto em outros aparelhos da LG, você pode controlar o nível de luminosidade da foto, que realmente faz a diferença. No geral, a sua qualidade é excelente,sendo que vemos apenas um pouco de ruído nas imagens.

Reprodução

Foto sem modo noturno

Reprodução

Foto com modo noturno

Em relação aos modos, o LG G8X não inova tanto, mas traz uma opção interessante para tirar fotos panorâmicas em 360 graus. Entretanto, algo bem interessante no aparelho, é que quando utilizado com duas telas, o LG8X deixa você utilizar a sua segunda tela como um espelho, assim, a pessoa consegue ver em tempo real como ela sairá na foto.

Já a câmera de selfies segue o mesmo padrão que vimos nas lentes principais e tira fotos com um bom nível de detalhes, até com o modo retrato ativado. Assim como nos seus outros aparelhos, vale lembrar, a LG também utiliza IA (inteligência artificial) para melhorar o resultado das imagens obtidas com a sua câmera.

Sistema

Apesar de ser um aparelho lançado no fim de 2019, o LG G8X traz o Android Pie como seu sistema padrão. De forma geral, a interface do sistema acaba até sendo pura, sofrendo apenas algumas adaptações quando a sua segunda tela está conectada, assim como foi explicado anteriormente.

Já o número de aplicativos pré-instalados é um pouco grande, sendo que alguns deles tem sua utilidade. Por exemplo, o navegador que vem pré-instalado já é otimizado para o uso com as duas telas, assim como os jogos da Gameloft.

Conclusão

O LG G8X é realmente um aparelho celular bem interessante e que tem características únicas, sendo diferente dos famigerados celulares dobráveis, que também estão em alta. De forma geral, o celular da LG oferece uma performance digna de um aparelho top de linha de 2019 e ainda consegue tirar boas fotos, mesmo contando com apenas duas câmeras traseiras.

Apesar desse bom desempenho e qualidade para a maioria das tarefas, é necessário dizer que as funcionalidades do aparelho que envolvem o uso da segunda tela ainda precisam de algumas melhorias. Inclusive, a grande maioria dos aplicativos, como outros teclados virtuais, por exemplo, também precisam de adaptações para esse tipo de tecnologia. Assim como foi mencionado na análise, o uso da segunda tela para jogos também precisa ser melhorado, já que apresentou diferentes tipos de falha em nossos testes com mais de um game.

O LG G8X foi lançado no Brasil durante o mês de novembro de 2019 com o preço oficial sugerido de R$ 5.999,00.

Smartphones LG review smartphone videoreview reviews LG G8X LG G8X ThinQ
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você