Review do Mi Note 10: o celular da Xiaomi com 5 câmeras traseiras

Novo smartphone premium da Xiaomi impressiona na qualidade das fotos e na autonomia da bateria, mas a sua performance poderia ser melhor

Alvaro Scola, editado por Liliane Nakagawa 21/12/2019 02h12
Xiaomi Mi Note 10
Clique aqui para assistirReview do Mi Note 10: o celular da Xiaomi com 5 câmeras traseiras
A A A

A Xiaomi voltou ao Brasil recentemente. Desde então, a empresa trouxe ao mercado brasileiro diversos de seus aparelhos. O lançamento mais recente da marca – e um dos maiores destaques da empresa até então – é o Mi Note 10, que possui impressionantes cinco câmeras traseiras, sendo uma delas de 108 megapixels.

O Olhar Digital teve a oportunidade de testar o aparelho e te conta em detalhes no que o celular acerta e erra. A seguir, confira a nossa análise completa do Xiaomi Mi Note 10.

Design, acabamento e tela

Assim como a maioria dos aparelhos premium atuais, o Xiaomi Mi Note 10 possui cores que chamam bastante a atenção e refletem a luz do ambiente, utilizando o vidro como o material para o acabamento. Também, é claro, é por lá que se localizam as cinco câmeras principais do dispositivo, sendo elas bem salientes, além de tomar um bom espaço da área útil do smartphone.

Reprodução

O aparelho possui uma tela AMOLED de 6,47 polegadas com resolução de 2340x1080 pixels e 398 ppi de densidade. Ainda em seu display, há um pequeno notch que abriga uma câmera frontal. Inclusive, é ainda na tela que está presente o leitor de impressões digitais do celular.

Reprodução

Em nossos testes, a tela, de forma geral, apresentou cores bastante vivas e imagens nítidas devido a sua boa resolução e densidade. Porém, algo que foi notado por nós, é que ela peca no nível de preto – nesse caso, a cor é um pouco apagada em comparação às outras e sai acinzentada.

Mesmo tendo uma boa pegada, o celular é um pouco grande e pesado, isso por conta de suas 208 gramas. Entretanto, um detalhe chama bastante atenção em seu acabamento: suas bordas são no estilo “Edge”. Ou seja, elas são arredondadas, o que garante elegância ao dispositivo. Se você está preocupado em relação a sua resistência, felizmente, a Xiaomi colocou na tela a proteção do Gorilla Glass 5 para proteger o vidro contra trincos e arranhões.

Reprodução

As conexões presentes no corpo do aparelho são bastante comuns e não mostram inovações. Nele, nós temos os botões de volume e power, além de uma porta USB-C para carregamento da bateria e uma entrada P2 para fones de ouvido.

Configuração e desempenho

Em relação ao hardware do aparelho, a Xiaomi implementou no Mi Note 10 um processador Octa-Core Snapdragon 730G, GPU Adreno 618, 6GB de RAM e 128GB de armazenamento – no caso desse aparelho, não é possível expandir a memória com um cartão microSD. Essas configurações fazem com que o Xiaomi Mi Note 10 seja visto como um aparelho do segmento intermediário premium.

Mesmo com uma configuração média e com um processador recente, é necessário dizer que ficamos um pouco decepcionados com a sua performance. Em mais de um momento, ao utilizar o celular para navegar na internet, ver vídeos e usar redes sociais, nós notamos alguns engasgos, o que não é muito comum em um celular com 6 GB de memória RAM. e bastante memória de processamento, o aparelho acabou decepcionando um pouco por conta de alguns engasgos em programas e até mesmo pequenos travamentos de sistema.

Inclusive, também é preciso dizer que em nossos testes de câmera, o aparelho ficou com a temperatura bem alta. E, em meio a isso, em determinado momento, o celular não queria mais abrir a câmera por alguns minutos até todos os processos serem fechados.

Na questão de jogos, o aparelho se saiu melhor, não esquentou e, também, não apresentou problemas durante sua execução. Em games como AsphaltX e World War Heroes, títulos que não exigem muito dos dispositivos, mas que são bastante populares, o Mi Note 10 os executou sem maiores problemas ou com qualquer lentidão.

Reprodução

A bateria é um dos grandes destaques desse dispositivo. Com 5.240 mAh, o Xiaomi Mi Note 10 é capaz de passar até dois dias longe da tomada. Durante nossos testes, ao final de um segundo dia, o celular ainda possuía 25% de bateria. Nesse período, ele foi utilizado para tarefas cotidianas como navegar na internet, ver vídeos, fazer chamadas e jogar.

Outro ponto positivo em relação ao desempenho de bateria é o tempo para sua recarga. Com o carregador incluso no aparelho, o dispositivo leva pouco mais de uma hora para carregar toda a sua capacidade.

Fotos

Um dos grandes destaques do Mi Note 10 é seu sistema de câmeras. O dispositivo possui cinco lentes traseiras, que podem ser listadas da seguinte forma:

  • Uma lente wide de 108 megapixels com abertura f/1.7;
  • Uma lente para retrato de 12 megapixels com abertura f/2.0;
  • Uma lente telegráfica de 5 megapixels com abertura f/2.0;
  • Uma lente ultrawide de 20 megapixels com abertura f/1.69; 
  • Uma lente macro de 2 megapixels.

De forma geral, as fotos obtidas impressionam pelo nível de detalhamento e iluminação. Entretanto, é preciso dizer que há um grande pós-processamento de imagens após sua captura. O resultado, na prática, acaba sendo bem bonito, mas quem gosta de uma foto mais realista pode acabar se decepcionando um pouco.

Reprodução

Reprodução

Em relação aos modos de fotografia, o Mi Note 10 não inova e traz opções comuns para captura de imagens, como fotos panorâmicas e modo retrato. Já um de seus destaques, e talvez o melhor recurso presente nas câmeras é o seu zoom, que é de até 5 vezes óptico e de até 50 vezes via software. Com ele, é possível ter boas fotos mesmo que o objeto esteja bem longe – entretanto, o uso de um tripé é recomendado.

Reprodução

Foto sem zoom

Reprodução

Foto com zoom

Para quem gosta de tirar fotos a noite, vai o aviso de que o modo normal do aparelho para capturas já oferece uma boa calibração para as fotos em ambientes escuros. Assim, o modo noturno presente só faz pequenos realces em alguns detalhes das imagens. Abaixo, você confere algumas imagens com e sem o modo noturno ativado.

Reprodução

Foto sem modo noturno

Reprodução

Foto com modo noturno

Algo que você deve notar, também no modo noturno, é que o céu visto nas fotos acima não representa o que foi de verdade capturado. Assim como ocorre no modo normal, o Xiaomi Mi Note 10 faz um pós-processamento, que satura bastante a imagem.

A câmera frontal possui 32 megapixels e segue o mesmo padrão de qualidade das lentes traseiras principais, sem grandes diferenças. Um recurso interessante, que não é novo, mas que não vemos em muitos aparelhos é a possibilidade de tirar fotos com o efeito “retrato” na orientação horizontal.

Os vídeos capturados com o celular também seguem o mesmo padrão de qualidade das fotos e podem ser gravados em resoluções até 4K e 30 quadros por segundo. O modo de câmera lenta também marca presença e entrega bons resultados.

Sistema

Apesar de ter sido lançado perto do fim de 2019, o Xiaomi Mi Note 10 ainda roda o Android 9 Pie, que vem com a interface MIUI 11. O sistema ainda traz os aplicativos da marca para a realização de tarefas básicas como a reprodução de vídeos e anotações.

Entretanto, algo um pouco incômodo é o número de apps e até jogos que vem pré-instalados no aparelho, inclusive com sugestões de mais aplicativos para serem baixados. Felizmente, que não gostar do que veio no aparelho pode fazer uma remoção completa deles.

Assim como é visto em outros aparelhos da marca chinesa, o Mi Note 10 também apresenta muitas propagandas em seu sistema.

Conclusão

O Xiaomi Mi Note 10 é um bom celular se comparado a outros intermediários premium, que é a categoria em que se encaixa. Apesar de possuir um processador recente, há travamentos no sistema e o celular esquenta bastante enquanto a câmera é utilizada, e isso deve ser levado como um contra.

Pelo lado positivo, nós podemos destacar a sua boa autonomia de bateria e o resultado das fotos graças a um sensor potente. Como ressaltamos na análise, apesar de ocorrer um grande pós-processamento, que tira um pouco o realismo, as fotos ainda alcançam um resultado bem bonito. Assim, é possível dizer que as fotos tiradas com o Mi Note 10 apresentam a mesma qualidade de fotos, que vimos em celulares top de linha desse ano.

Para quem deseja adquirir o aparelho, o Mi Note 10 já está à venda no Brasil com preço oficial de R$ 4.099,00. Entretanto, ele pode ser encontrado com preços bem mais baixos em outras lojas online.

Smartphones review xiaomi smartphone videoreview reviews mi note 10
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você