Satélite Starlink é visto em São Paulo ao reentrar a Terra

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 14/09/2020 20h12
Starlink-32
Clique aqui para assistirSatélite Starlink é visto em São Paulo ao reentrar a Terra
A A A

Um satélite da constelação Starlink, de Elon Musk, retornou à atmosfera da Terra na sexta-feira. Como a ação pôde ser vista a olho nu no Brasil, foi filmada tanto por astrônomos quanto por curiosos. Nas próximas semanas, outros satélites devem voltar ao planeta, mas não há chances de serem vistos por aqui.

O equipamento foi o Starlink-32, lançado ao Espaço no ano passado. Sua volta à Terra já estava prevista para essa data e esse local. Segundo relatos de quem viu o corpo celeste, não foi difícil identificar sua chegada à Terra: nessas ocasiões, o equipamento se despedaça e queima ao entrar na atmosfera novamente. O que se vê são bolas de fogo em conjunto descendo calmamente pelo céu.

A Bramon divulgou imagens de estações instaladas em Nhandeara, em São Paulo, bem como as registradas pelo Clima ao Vivo, em Monte Azul Paulista, também no estado paulista. A partir das filmagens, é possível calcular a trajetória do objeto. Pelo caminho que fez durante a queda, o satélite pode ter deixado pequenos detritos por São Paulo.

Marcelo De Cicco, astrônomo da Exoss, diz que imediatamente foi descartada a possibilidade de ser um meteoro ou um bólido. Logo que identificou que se tratava de lixo espacial, a equipe divulgou a informação para evitar preocupações. Na semana passada, um morador dos Emirados Árabes avitou a volta do Starlink-40.

Brasil elon musk Starlink São Paulo satélite
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você