A empresa chinesa Unitree apresentou o primeiro robô humanoide capaz de realizar um salto mortal para trás em pé e sem precisar de um sistema hidráulico. O modelo responsável pelo feito é o bípede H1, também considerado o mais rápido do mundo.

Leia mais:

publicidade

Como é o robô humanoide H1

  • O H1 da Unitree é movido por um conjunto de motores elétricos, cada um com até 36,7 Quilograma-força metro de torque.
  • As especificações atuais listam uma bateria substituível de 864 Wh.
  • As pernas têm três pontos de movimentação: um no quadril, outro no joelho e o terceiro no tornozelo.
  • Ele tem 1,8 m de altura, pesa 47 kg e pode transportar até 30 kg de carga útil. Para um design mais clean, a maioria dos cabos são passados por dentro do corpo do robô.

Para o salto, a empresa usou simulação de aprendizado por reforço para treinar o H1. Embora essa habilidade seja impressionante, provavelmente é algo menos importante para aplicações no mundo real.

Um conjunto de sensores montados na cabeça do H1, incluindo 3D LiDAR e uma câmera de profundidade Intel RealSense, permite escanear o ambiente ao redor em tempo real. Imagem: Divulgação/Unitree

Vale lembrar que o Atlas, da Boston Dynamics, também dá cambalhotas, mas precisa de sistemas hidráulicos para se lançarem ao ar. Felizmente, o H1 vai além e já adicionou outras conquistas mais úteis, incluindo caminhada mais rápida (3,3 metros por segundo), subida de escadas e também salto em pé.

publicidade

Quanto custa o robô H1?

O H1 é o modelo mais recente da Unitree e deve sair por um valor estimado de US$ 90 mil, pouco abaixo dos R$ 450 mil em conversão direta. O robô pode demorar até dez anos para chegar oficialmente ao mercado, destaca o New Atlas.

Assista ao vídeo da cambalhota abaixo: