Os videogames têm desempenhado um papel significativo na cultura contemporânea, moldando gerações e proporcionando entretenimento incomparável. Desde os primórdios dos consoles até os sistemas de última geração, cada plataforma tem sua própria biblioteca de jogos que cativou milhões ao redor do mundo. Vamos conhecer quantos jogos existem em cada um dos consoles mais emblemáticos, desde o icônico Atari 2600 até os consoles de nova geração.

Leia também:

publicidade

Inúmeros consoles foram lançados ao longo dos anos, ao ponto que seria quase impossível elencar todos nessa lista. Sendo assim, o foco ficará para os principais consoles lançados ao longo da história, divididos em suas respectivas gerações. 

Vale lembrar também, que muitos consoles possuem apenas uma lista estimada de títulos disponíveis e serão levados em conta apenas os jogos lançados durante o período de suporte das empresas ao console e títulos oficiais lançados para o mesmo, pois inúmeros consoles continuam recebendo jogos até hoje, produzidos por empresas independentes, ou ainda recebendo títulos modificados.

publicidade

Atari 2600 (1977) – 512 jogos

Imagem: BBC/Reprodução

O Atari 2600 é frequentemente lembrado como o pioneiro da indústria dos videogames domésticos, ainda que não tenha sido o primeiro console lançado. Com seu lançamento em 1977, este console revolucionou a forma como as pessoas interagiam com os jogos eletrônicos. Embora inicialmente tenha sido lançado com um número limitado de jogos, ao longo dos anos, a comunidade de desenvolvedores criou uma grande variedade de títulos para o sistema.

Inicialmente, o Atari 2600 recebeu 132 jogos, variando de clássicos como “Pac-Man” e “Space Invaders”, mas com o tempo, outras desenvolvedoras passaram a produzir jogos para o console que explodiu em popularidade, gerando outros 380 jogos para a plataforma, totalizando 512 jogos em sua biblioteca.

publicidade

Terceira geração de consoles

Imagem: Matthew Paul Argall/Reprodução

NES (Nintendo Entertainment System) (1983) – 706 jogos

O NES, lançado pela Nintendo em 1983, foi um divisor de águas na história dos videogames, revitalizando a indústria após a crise dos jogos nos anos 1980. Com uma biblioteca vasta e diversificada, o NES possui 706 jogos em sua coleção, incluindo alguns dos títulos mais influentes da história dos videogames, como “Super Mario Bros.”, “The Legend of Zelda” e “Metroid”. Além disso, sucesso do NES solidificou a posição da Nintendo como uma das principais empresas do setor e estabeleceu muitas das franquias que continuam populares até hoje.

Master System (1986) – 312 jogos

O Master System, desenvolvido pela Sega, foi lançado competindo diretamente com o console da Nintendo. Embora tenha sido superado em vendas pelo NES nos Estados Unidos e no Japão, o Master System teve um sucesso considerável em mercados como o Brasil e a Europa. Com 312 jogos lançados, o console ofereceu uma gama diversificada de experiências de jogo, incluindo títulos exclusivos como “Alex Kidd in Miracle World” e “Phantasy Star”, abrindo caminho para a Sega no mercado de consoles.

publicidade

Quarta geração de consoles

Mega Drive/Sega Genesis (1988) – 878 jogos

O Mega Drive, conhecido como Sega Genesis na América do Norte, foi outro console icônico da Sega que marcou principalmente a década de 1990. Com 878 jogos em sua biblioteca, o Mega Drive ofereceu uma mistura de títulos de sucesso como “Streets of Rage” e “Golden Axe”, além de ter trago o Sonic, que se tornou um dos maiores ícones do mundo dos videogames. Sua rivalidade com o Super Nintendo, da Nintendo, definiu uma das eras mais memoráveis da história dos videogames, proporcionando aos jogadores uma variedade impressionante de experiências de jogo, com as desenvolvedoras se superando a cada título lançado.

Super Nintendo (SNES) (1990) – 1746 jogos

O Super Nintendo, ou SNES, foi o sucessor do NES e continuou o legado da Nintendo, sendo um dos maiores sucessos da indústria. Com uma biblioteca de 1746 títulos, o SNES apresentou alguns dos jogos mais amados e influentes de todos os tempos, incluindo “Super Mario World”, “The Legend of Zelda: A Link to the Past” e “Super Metroid”, além de abrir caminho para diversas outras gerações que viriam a frente. Vale lembrar que entre os mais de 1700 títulos do SNES, muitos deles ficaram restritos no Japão e não chegaram ao ocidente.

Imagem: Reprodução

Neo Geo (1990) – 117 jogos

O Neo Geo, desenvolvido pela SNK Corporation, era conhecido por sua poderosa tecnologia e jogos arcade de alta qualidade. Embora tenha sido comercializado principalmente como um sistema arcade, o Neo Geo também teve uma versão doméstica, oferecendo aos jogadores a oportunidade de experimentar autênticas experiências de arcade em casa. Com 117 jogos lançados, incluindo títulos lendários como “Metal Slug”, “Samurai Shodown” e “The King of Fighters”, o Neo Geo cativou os entusiastas dos jogos de luta e estabeleceu um legado duradouro na indústria.

Quinta geração de consoles

Sega Saturn (1994) – 1027 jogos

O Sega Saturn, lançado no mesmo ano que o PlayStation, foi o esforço da Sega para competir com o console da Sony. Apesar de ter uma biblioteca de jogos menor em comparação com o PlayStation, o Sega Saturn ainda conseguiu oferecer uma variedade de títulos notáveis, incluindo “Guardian Heroes” e “Virtua Fighter 2”. No entanto, o Saturn enfrentou desafios devido à sua arquitetura complexa e à dificuldade de desenvolvimento, o que eventualmente contribuiu para sua queda no mercado.

PlayStation (1995) – 4106 jogos

O PlayStation, desenvolvido pela Sony, marcou a entrada da empresa japonesa na indústria de videogames. Com seu lançamento em 1994, o PlayStation trouxe gráficos 3D impressionantes e uma vasta biblioteca de jogos que abrangiam uma variedade de gêneros. Com 4106 jogos lançados para o console original, incluindo clássicos como “Final Fantasy VII”, “Metal Gear Solid” e “Gran Turismo”, e apesar de ser o console de entrada da Sony no mercado, o PlayStation estabeleceu-se como um dos consoles mais bem-sucedidos de todos os tempos e ajudou a popularizar os jogos 3D.

playstation 1 foi um dos consoles mais vendidos da história
Imagem: Reprodução

Nintendo 64 (1996) – 388 jogos

O Nintendo 64, ou N64, foi o primeiro console da Nintendo a apresentar gráficos 3D e um joystick analógico. Apesar de sua grande relevância, com apenas 388 jogos em sua biblioteca, o N64 é um dos consoles principais com menos títulos lançados, atrás somente do Master System. Apesar disso, o console ofereceu uma mistura de jogos clássicos, como “Super Mario 64”, “The Legend of Zelda: Ocarina of Time” e “GoldenEye 007”. Embora o número total de jogos para o N64 seja menor em comparação com outros consoles da época, sua qualidade e impacto cultural o tornaram uma parte importante da história dos videogames.

Sexta geração de consoles

Dreamcast (1998) – 620 jogos

O Dreamcast, desenvolvido pela Sega, foi lançado em 1998 e foi o último console da empresa antes de sair do mercado de hardware. Apesar de sua vida curta, o Dreamcast deixou um legado duradouro com sua biblioteca de jogos inovadores e recursos avançados, como jogos online. Com 620 jogos lançados, incluindo títulos marcantes como “Sonic Adventure”, “Shenmue” e “SoulCalibur”, o Dreamcast conquistou uma base de fãs leais e é lembrado como um dos consoles mais subestimados da história.

PlayStation 2 (2000) – 4376 jogos

O PlayStation 2, ou PS2, é amplamente considerado um dos melhores consoles de todos os tempos, além de ser o console mais vendido da história ao redor do mundo. Com seu lançamento em 2000, o PS2 aproveitou o sucesso de seu antecessor e solidificou a posição da Sony como líder da indústria de videogames. Com uma biblioteca diversificada que incluía títulos como “Grand Theft Auto: San Andreas”, “Shadow of the Colossus” e “God of War”, o PS2 recebeu incríveis 4376 jogos oficiais, isso sem levar em conta as milhares de versões modificadas por fãs que chegam ao console até hoje, que com certeza faria esse número ser ainda mais expressivo.

O PS2 é o console mais vendido da história
Imagem: YouTube/Reprodução

GameCube (2001) – 651 jogos

O GameCube, desenvolvido pela Nintendo, foi lançado em 2001 como sucessor do Nintendo 64. Apesar de não ter alcançado o mesmo nível de sucesso comercial que o PlayStation 2, o GameCube ainda teve uma biblioteca impressionante, com mais de 650 jogos lançados. Títulos como “Super Smash Bros. Melee”, “The Legend of Zelda: The Wind Waker” e “Metroid Prime” destacaram-se como alguns dos melhores jogos da geração. Apesar de sua vida útil relativamente curta, o GameCube deixou uma marca duradoura na indústria dos videogames.

Xbox (2001) – 988 jogos

O Xbox entrou no mercado em 2001, competindo diretamente com o PlayStation 2 e o GameCube e apesar de ter marcando a entrada Microsoft no mundo dos consoles, ele chegou como um forte competidor. Com 988 jogos lançados, o Xbox ofereceu uma biblioteca diversificada que atraiu uma ampla gama de jogadores. Títulos como “Halo: Combat Evolved”, “Fable” e “Star Wars: Knights of the Old Republic” ajudaram a estabelecer o Xbox como uma força a ser reconhecida na indústria dos videogames. Além disso, recursos inovadores, como o Xbox Live, revolucionaram a forma como as pessoas jogavam online.

Sétima geração de consoles

Xbox 360 (2005) – 2154 jogos

O Xbox 360, sucessor do Xbox original, foi lançado em 2005 e continuou o sucesso da marca Xbox. Com 2154 jogos lançados, o Xbox 360 estabeleceu-se como um dos consoles mais populares da geração, competindo de igual para igual com o PlayStation 3 da Sony. Títulos como “Gears of War” e “Forza Horizon” surgiram na plataforma e tornaram-se sinônimos do console e proporcionaram aos jogadores experiências de jogo memoráveis. Além disso, o Xbox 360 foi um dos primeiros consoles a oferecer suporte a jogos digitais e serviços de streaming, expandindo ainda mais suas capacidades.

Xbox 360
(Imagem: Barone Firenze / Shutterstock)

PlayStation 3 (2006) – 2562 jogos

O PlayStation 3, ou PS3, foi lançado pela Sony em 2006 e trouxe consigo uma série de avanços tecnológicos, incluindo gráficos de alta definição e capacidades de Blu-ray. Com mais de 2.550 jogos lançados, o PS3 ofereceu uma biblioteca diversificada que atendia a uma variedade de gostos e preferências. Apesar de ter tido um início complicado, franquias como The Last of Us e Uncharted surgiram no console e destacaram-se como alguns dos melhores jogos da geração, solidificando o PlayStation 3 como uma plataforma de jogos de primeira linha.

Nintendo Wii (2006) – 1632 jogos

O Nintendo Wii, lançado em 2006, foi um console inovador que trouxe controles de movimento intuitivos e acessíveis para a experiência de jogo. Apesar de não ter sido considerado um concorrente a altura do PS3 e Xbox 360 por muitos jogadores, com 1632 jogos lançados, o Wii atraiu uma ampla audiência, incluindo jogadores casuais e experientes. Títulos como “Wii Sports”, “Super Mario Galaxy” e “The Legend of Zelda: Twilight Princess” demonstraram o potencial do console para oferecer experiências de jogo únicas e envolventes. Além disso, o Wii também foi pioneiro em recursos como jogos virtuais e streaming de conteúdo, expandindo ainda mais as fronteiras do entretenimento digital.

Oitava geração de consoles

Wii U (2012) – 792 jogos

O Wii U, que surgiu como uma espécie de sucessor sucessor do Wii, sendo lançado pela Nintendo em 2012 e introduziu um conceito de jogabilidade inovador com seu controlador GamePad. Apesar de ter uma biblioteca menor em comparação com outros consoles da mesma geração, o Wii U ofereceu uma variedade de jogos de qualidade, porém, muito herdados do próprio Wii e outros do próprio Nintendo Switch lançado posteriormente.

PlayStation 4 (2013) – 3492 jogos

O PlayStation 4, ou PS4, foi lançado pela Sony em 2013 e rapidamente se tornou um dos consoles mais populares da história. Com mais de 3490 jogos lançados, o PS4 ofereceu uma biblioteca vasta e diversificada que atraiu jogadores de todos os estilos e preferências. Recursos como o PlayStation Network e o PlayStation Now expandiram as capacidades do PS4, proporcionando aos jogadores acesso a uma variedade de conteúdo digital e serviços de streaming, além de continuar recebendo jogos com certa regularidade, apesar de estar entrando no fim de sua vida útil.

Ps4 é um dos consoles mais vendidos da história
Imagem: Sony/Divulgação

Xbox One (2013) – 2871 jogos

O Xbox One, sucessor do Xbox 360, foi lançado pela Microsoft em 2013, trazendo consigo uma série de recursos inovadores e melhorias de hardware para competir diretamente com o PlaySation 4 da Sony. Com mais de 2.800 jogos lançados, o Xbox One ofereceu uma ampla gama de experiências de jogo, desde títulos de grande orçamento até jogos independentes aclamados pela crítica e assim como o seu concorrente direto, o console continua a receber jogos, apesar de estar se encaminhando para o final do recebimento de suporte.

Ainda que cada console tem sua própria história, cativando gerações de jogadores com sua biblioteca exclusiva de jogos, do pioneirismo do Atari 2600 à sofisticação dos consoles modernos como o PlayStation 4 e o Xbox One, a evolução da indústria de videogames é evidente. Com uma variedade tão grande de títulos disponíveis em cada plataforma, os jogadores têm a oportunidade de explorar uma infinidade de mundos virtuais e experiências de jogo.