A indústria dos videogames é uma das mais lucrativas do mundo, com um mercado global em constante crescimento. No entanto, como qualquer setor, ela também tem sua parcela de fracassos. De jogos com adiamentos eternos, consoles e projetos completamente desastrosos e até um jogo que sozinho quase acabou com toda a indústria, confira os 5 maiores fracassos da indústria dos games.

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5. Virtual Boy: A visão desastrosa da Nintendo

Um dos maiores fracassos da indústria dos games, o Virtual Boy
Imagem: Nintendo/Reprodução

A Nintendo é uma das empresas mais icônicas da indústria dos games, conhecida por criar franquias lendárias como Super Mario e The Legend of Zelda. No entanto, nem todas as ideias da Nintendo se mostraram geniais. Em 1995, a empresa lançou o Virtual Boy, um console de jogos que prometia oferecer uma experiência de realidade virtual antes que isso se tornasse uma tendência.

O Virtual Boy era um dispositivo estranho e desconfortável. Era uma espécie de fone montado em um tripé que exibia gráficos vermelhos em 3D em um visor monocromático. Os jogadores tinham que ficar com o rosto pressionado contra o visor durante longos períodos, o que resultava em dores de cabeça e desconforto ocular. Além disso, a biblioteca de jogos disponíveis para o Virtual Boy era extremamente limitada.

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O Virtual Boy provou ser um desastre comercial para a Nintendo. As vendas foram muito abaixo do esperado, e a empresa rapidamente descontinuou o console. Em vez de fornecer uma experiência de realidade virtual imersiva, o Virtual Boy se tornou um exemplo do que não fazer na indústria dos jogos. Foi um fracasso notável que a Nintendo preferiria esquecer.

4. Fallout 76: Um desastre pós-apocalíptico nos games

fallout 76
Divulgação/Bethesda

A série Fallout da Bethesda é adorada por fãs de games de RPG e ação em todo o mundo. Com seus mundos pós-apocalípticos vastos e histórias envolventes, Fallout conquistou muitos corações. No entanto, o lançamento de Fallout 76 em 2018 foi um dos maiores fracassos na história recente dos jogos.

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Fallout 76 foi comercializado como um jogo de mundo aberto, permitindo que os jogadores explorassem os ermos da Virgínia Ocidental após o apocalipse nuclear. No entanto, o jogo foi lançado com inúmeros problemas técnicos e bugs, incluindo problemas de desempenho e gráficos, além de uma jogabilidade extremamente repetitiva.

Os jogadores também ficaram frustrados com a falta de NPCs (personagens não jogáveis) no mundo do game. Em vez disso, a história e as missões eram entregues por meio de gravações de áudio e notas, o que fez com que o mundo de Fallout 76 parecesse vazio e sem vida.

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Além disso, o lançamento de Fallout 76 foi seguido por uma série de controvérsias relacionadas a edições especiais do jogo e a loja de itens dentro do jogo, que permitia aos jogadores comprar itens com dinheiro real.

A Bethesda fez esforços para melhorar o jogo com atualizações e expansões subsequentes, mas o lançamento problemático e a má recepção inicial de Fallout 76 deixaram uma mancha na reputação da empresa e na série Fallout.

3. Google Stadia: A promessa não cumprida do streaming de jogos

O Google Stadia foi anunciado com grande alarde como o futuro dos games. A ideia por trás do Stadia era simples: oferecer streaming de jogos de alta qualidade diretamente para qualquer dispositivo com uma conexão à internet. Isso eliminaria a necessidade de um hardware de jogo caro (consoles ou PC’s e notebooks super poderosos) e permitiria que os jogadores acessassem seu catálogo de jogos em qualquer lugar.

No entanto, a realidade não correspondeu às expectativas. O lançamento do Google Stadia em 2019 foi marcado por uma falta de jogos exclusivos atraentes e problemas de latência que tornavam muitos jogos inutilizáveis. Além disso, a qualidade gráfica dos jogos no Stadia não atendia às expectativas dos jogadores que estavam acostumados com os consoles de jogos tradicionais.

O modelo de negócios do Google Stadia também era confuso. Os jogadores tinham que comprar jogos individualmente, mesmo depois de pagar uma assinatura mensal. Isso era um contraste com os serviços de streaming de música e vídeo, onde a assinatura geralmente inclui acesso a um amplo catálogo de conteúdo.

O Google Stadia lutou para atrair uma base de jogadores significativa e, em 2021, o Google decidiu encerrar sua divisão de desenvolvimento de jogos e focar apenas no streaming de jogos de terceiros. Isso deixou muitos se perguntando se o Stadia tinha futuro no mercado altamente competitivo de jogos.

2. Duke Nukem Forever: O Rei do Adiamento

Imagem do game Duke Nukem Forever
Imagem: Steam/Divulgação

Duke Nukem é uma franquia de jogos de tiro em primeira pessoa que ganhou fama nos anos 90. No entanto, o jogo Duke Nukem Forever se tornou sinônimo de atrasos e desenvolvimento problemático e é para muito o maior fracasso da indústria dos games.

O jogo foi originalmente anunciado em 1997, mas sofreu uma série de atrasos e reinícios de desenvolvimento. Durante esse tempo, os jogadores assistiram enquanto o jogo passou por várias mudanças de motor gráfico, estúdios de desenvolvimento e problemas legais.

Duke Nukem Forever foi finalmente lançado em 2011, 15 anos após seu anúncio inicial. No entanto, o jogo foi recebido com críticas mistas e muitos consideraram que não conseguia acompanhar os padrões estabelecidos pelos jogos de tiro da época. Os gráficos pareciam desatualizados, e a jogabilidade não conseguiu inovar de maneira significativa.

O longo tempo de desenvolvimento e as expectativas crescentes contribuíram para a decepção dos fãs. Duke Nukem Forever acabou sendo mais um exemplo de como a espera prolongada pode prejudicar a qualidade de um game e deixar os jogadores insatisfeitos.

1. E.T. the Extra-Terrestrial: O colapso do mercado de games

Imagem: Reprodução

Muito antes de qualquer fracasso nessa lista, existiu um jogo que feriu profundamente a indústria de games. O lançamento de E.T. The Extra-Terrestrial para o console Atari 2600 em 1982 é amplamente considerado como um dos eventos que contribuíram para o colapso do mercado de games na década de 1980.

O jogo foi apressadamente desenvolvido para capitalizar o sucesso do filme de mesmo nome, mas a qualidade sofreu muito devido ao curto prazo de produção. E.T. para o Atari 2600 foi um desastre desde o início. Os controles eram confusos, os gráficos eram primitivos (mesmo para o Atari), e a jogabilidade era frustrante. Muitos jogadores nem conseguiam entender o objetivo do jogo.

O resultado foi um grande número de cópias não vendidas, pois os consumidores evitavam o game devido às críticas negativas. As lojas ficaram inundadas com cópias encalhadas de E.T., e a Atari teve que enterrar literalmente milhares de cartuchos não vendidos em um aterro sanitário.

O fracasso de E.T. contribuiu para uma crise de confiança na indústria de games e levou muitos varejistas a abandonar o mercado. Isso, junto com outros fatores econômicos, levou ao colapso do mercado de videogames nos EUA no início dos anos 80.

Embora a indústria de videogames tenha produzido alguns dos entretenimentos mais amados e inovadores, também teve sua parcela de fracassos. Estes foram alguns exemplos marcantes de como as expectativas podem ser frustradas, seja devido a problemas técnicos, decisões de design questionáveis ou desenvolvimento prolongado.

Esses fracassos não apenas custaram às empresas envolvidas financeiramente, mas também deixaram uma marca duradoura na reputação da indústria de jogos. No entanto, é importante notar que, muitas vezes, esses fracassos também serviram como lições valiosas para a indústria, impulsionando a inovação e incentivando um compromisso renovado com a qualidade.