Um dos destaques no Oscar 2024, o filme Zona de Interesse traz a história do personagem Rudolf Höss, interpretado por Christian Friedel. Na trama, ele é o comandante do campo de concentração de Auschwitz, junto com a sua esposa, Hedwig Höss, interpretada por Sandra Hüller. 

O casal deseja construir o lar dos sonhos e ter uma vida tranquila ao lado do campo de concentração, onde coisas terríveis acontecem. O longa-metragem está disponível no Prime Video e já foi assistido por milhares de pessoas. A seguir, veja o final explicado da obra. 

publicidade

Leia mais:

O que acontece no final de Zona de interesse?

Cena de Zona de Interesse
Imagem: Reprodução/Trailer oficial no YouTube da A24

O final de Zona de Interesse mostra vários horrores realizados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O longa adentra nas mentes de Rudolf Höss e Hedwig Höss, que buscam viver uma vida serena enquanto há diversos atos desumanos sendo feitos no campo que eles comandam.

publicidade

No ápice do longa, Rudolf é convocado e precisa continuar as torturas por meio de câmaras de gás em judeus húngaros no campo de concentração de Auschwitz. Isso desperta as sensações de excitação e repulsa em Hedwig. Assim, o filme mostra o quanto o casal está afundado nesse mundo de depravação moral. 

Enquanto a narrativa vai se encaminhando para o final, a mãe de Hedwig resolve sair do local onde mora, pois é muito perto do campo de concentração. Ela não aguenta mais testemunhar as atrocidades que acontecem. 

publicidade

Depois, em uma festa em Berlim, Höss observa os nazistas comemorando o sucesso de sua operação na Hungria e começa a ter pensamentos sombrios, o que o assusta. Nessa hora, ele começa a tentar vomitar de forma incontrolada, mas nada sai.

A mensagem passada é que mesmo com toda dedicação ao regime totalitário de Hitler, o comandante ainda tem o mínimo de humanidade dentro de si. Além disso, é retratado o quando ele mesmo repulsa os crimes que cometeu. 

publicidade

Encerrando a trama, o filme nos leva ao futuro, mostrando os corredores sombrios e vazios do campo de concentração transformados em um museu. O espaço virou um monumento para que todas as pessoas que foram torturadas e mortas pelo nazismo, sejam lembradas. O filme deixa um recado duro sobre a dor e sofrimento causados pelo Holocausto.