Dados da sonda europeia BepiColombo revelaram que uma abundância de gases, incluindo carbono e oxigênio, estão vazando da atmosfera de Vênus. A descoberta foi feita em 2021, enquanto a sonda passava pelo planeta com destino a Mercúrio, e um artigo foi publicado em 12 de abril na revista Nature Astronomy.

• Cientistas descobriram que Vênus está vazando uma abundância de gases, incluindo oxigênio e carbono;
  • A descoberta foi feita graças a dados coletados pela sonda europeia BepiColombo em 2021, enquanto passava pelo planeta rumo a Mercúrio;
  • Pesquisadores apontam que íons pesados estão escapando da atmosfera por conta da luz solar, que acelera as moléculas e faz com que vazem para o espaço;
  • Porém, esses íons costumam mover-se muito lentamente, e os investigadores seguem conduzindo estudos para compreender os mecanismos de escape;
  • As informações são da revista Nature Astronomy e da Europlanet Society.
Material planetário escapando de Vênus. A linha vermelha e a seta mostram a região e direção das observações do BepiColombo. (Imagem: Thibaut Roger/Europlanet 2024 RI/Hadid et al.)

Ao analisar os dados da BepiColombo, os cientistas conseguiram identificar informações valiosas sobre Vênus, descobrindo que íons estavam “escapando” da atmosfera por conta da luz solar – que acelera as moléculas a velocidades tão altas que elas acabam vazando para o espaço.

Vazamento de carbono e oxigênio em Vênus ainda é um mistério

A descoberta intrigou os cientistas, já que esses íons pesados costumam mover-se muito lentamente, como explicou Lina Hadid, pesquisadora do Laboratório de Física de Plasmas da França, em um comunicado da Europlanet Society. “Ainda estamos tentando entender os mecanismos que estão em jogo”, disse Hadid.

Representação da sonda BepiColombo passando por Vênus. (Imagem: ESA.ATG medialab)

Já se sabia que a atmosfera do lado noturno de Vênus contava com pequenas quantidades de oxigênio, mas, em novembro de 2023, investigadores descobriram que a molécula também está presente no lado diurno do planeta – e, quando ocorre a diminuição de radiação solar, a concentração de oxigênio também cai.

Os cientistas agora se dedicam a investigar a perda dessas moléculas e seus mecanismos de escape para catalogar a composição do ambiente magnético de Vênus. “É crucial para entender como a atmosfera do planeta evoluiu e como perdeu toda a sua água”, destacou Dominique Delcourt, coautor do estudo e também pesquisador do Laboratório de Física de Plasmas.