O Spotify parece ter encontrado uma nova maneira de fazer seus usuários gratuitos a tentar uma assinatura paga: colocar um paywall nas letras das músicas.

Leia mais:

publicidade

Usuários do Reddit já compartilharam vários relatos de letras que só poderiam se acessadas por meio de uma assinatura, mas, até o momento, o Spotify não fez um anúncio oficial sobre introdução desse novo “serviço”.

Em contato com o TechCrunch, o Spotify disse que seus recursos podem variar ao longo do tempo, entre mercados e entre dispositivos. Uma declaração que indica que a mudança nas letras pode ser mais do que apenas um teste, mas que o Spotify ainda não está preparado para fazer um anúncio oficial sobre os mercados afetados.

publicidade
spotify
Diego Thomazini/Shutterstock

Spotify bloqueou acesso de letras para usuários gratuitos no ano passado

  • É possível dizer que alguns sinais já mostravam, desde o ano passado, a intenção do Spotify de introduzir uma assinatura especificamente para dar acesso às letras.
  • A empresa bloqueou letras para usuários não pagantes. Os usuários gratuitos que tentassem acessar o recurso veriam uma mensagem que dizia: “Aproveite as letras no Spotify Premium”.
  • Naquele momento, contudo, um porta-voz do Spotify esclareceu que as mudanças eram apenas um teste, feito com um número limitado de utilizadores e em poucos mercados.

O discurso atual mudou, e a empresa não diz mais que o acesso a letras por assinatura premium é só um teste. O curioso é que o acesso às letras de música não está listado, ainda, como um dos benefícios de ter o serviço pago do streaming.

Uma razão para isso talvez seja pela empresa ainda querer testar o limite mensal de letras para contas gratuitas. Usuários que usam o Spotify sem pagar relatam ter visto mensagens que informam que cada vez que tocam em “mostrar letras”, isso conta para o novo limite.

publicidade

Enquanto isso, no primeiro trimestre deste ano a empresa atingiu mais de 600 milhões de usuários ativos mensais, número acima das estimativas, e os assinantes pagos chegaram a mais de 236 milhões, representando um crescimento de 15% ano a ano.

A medida de bloquear as letras de músicas para quem não assina seu plano premium, que é claramente é uma tentativa de levar mais pessoas a assinar, terá de competir com o fato de que letras de música estão facilmente disponíveis e gratuitas na web e em outros aplicativos que funcionam com o Spotify, como Genius, Shazam ou Musixmatch.

publicidade
spotify
Imagem: nikkimeel / Shutterstock.com