A série Bebê Rena, da Netflix, tem sido um grande sucesso nas últimas semanas, ao mostrar o caso de uma stalker que perseguiu um comediante. A história é baseada em fatos reais. E a Netflix poderá ter de enfrentar algumas complicações na Justiça por conta da produção.

Segundo informações do Deadline, um legislador britânico desafiou a Netflix a fornecer evidências sobre a alegação de que a Martha “da vida real” tem uma condenação por perseguição, algo mostrado na série.

publicidade

Na vida real, a Martha retratada nos episódios é Fiona Harvey, a mulher que teria perseguido o comediante Richard Gadd, criador de Bebê Rena e que interpreta ele mesmo na produção – mas que no mundo da série se chama Donny.

Leia mais:

publicidade

Netflix deve respaldar afirmações feitas em Bebê Rena, diz deputado

(Imagem: Divulgação/Netflix)

John Nicolson, deputado do Partido Nacional Escocês que faz parte do influente Comitê de Cultura, Mídia e Esporte do Parlamento do Reino Unido, disse que a Netflix tem o dever de respaldar as afirmações feitas na série de sucesso de “histórias reais” de Richard Gadd depois que Martha foi identificada como Fiona Harvey.

Nicolson pediu a Benjamin King, diretor sênior de políticas públicas da Netflix no Reino Unido, que fornecesse evidências da ficha criminal de Harvey após dizer ao comitê que Bebê Rena se trata de uma “história real do horrível abuso sofrido por Gadd nas mãos de uma stalker condenada”.

publicidade

“Os jornalistas até agora não conseguiram encontrar um registro da condenação a que se referiu. Você pode me fornecer as evidências dessa séria afirmação que você me fez ao Comitê”, afirma o legislador na carta endereçada ao diretor da Netflix.

Nicolson não chegou a alegar que King havia feito uma declaração enganosa. Declarações inverídicas conscientes durante audiências de comissões selecionadas pode resultar em desacato ao Parlamento no Reino Unido.

publicidade

Stalker que inspirou a série Bebê Rena nega acontecimentos retratados na série

Imagem: Netflix/Divulgação
  • Em Bebê Rena, após ser denunciada na polícia por Donny, Martha é vista se declarando culpada de perseguição e acaba condenada à prisão;
  • Desde que Fiona Harvey foi identificada como a Martha do mundo real, ela negou as acusações;
  • Um advogado que atua em seu nome disse que não havia provas de que ela tivesse antecedentes criminais por perseguição.

“Retratar alguém como um criminoso condenado que cumpriu pena na prisão, quando isso não é verdade, é um caso bastante claro de difamação, pois está fadado a causar sérios danos à reputação dessa pessoa”, disse um dos advogados que trabalha no caso defendendo Fiona Harvey.

A Netflix não tem respondido a perguntas relacionadas a Bebê Rena. Durante a audiência do comitê da semana passada, King disse que a Netflix tomou “todas as precauções razoáveis” para proteger as identidades de quem foi dramatizado na série.