Diversas novidades foram anunciadas para o Android 15, ainda em fase de testes, durante o evento Google I/O 2024. Contudo, uma que só depois foi revelada ao público é que a nova versão do sistema operacional de smartphones poderá aumentar em 3 horas a duração da bateria dos dispositivos móveis.

Essa notícia é para alimentar a rivalidade Android vs iOS. Afinal, se tem uma desvantagem dos iPhones, é a duração da bateria.

publicidade

Leia mais:

Mãos segurando dois smartphones lado a lado, um iPhone e um Android
E aí, de que lado você fica nessa disputa? Imagem: Mr.Mikla / Shutterstock

Em um podcast chamado Android Faithful, que contou com o vice-presidente de engenharia da plataforma Android, Dave Burke, e o presidente do ecossistema Android, Sameet Samat, a novidade foi comentada.

publicidade

Os testes

  • Os dispositivos que executam o Android 15 podem mudar para o modo soneca de baixo consumo cerca de 50% mais rápido do que os dispositivos que executam o Android 14, de acordo com Burke.
  • Essa mudança tem o potencial de conseguir economias significativas na vida útil da bateria.
  • Ainda segundo Burke, alguns dos dispositivos testados pelo Google apresentavam três horas extras até a necessidade de uma nova recarga da bateria.

Mesmo que a declaração do executivo não possa ser tomada de maneira totalmente literal, e quando o Android 15 for lançado não devemos ver instantaneamente um aumento de bateria de três horas, a novidade é uma indicação promissora de que a atualização do software melhorará substancialmente a eficiência da bateria.

A julgar pelo lançamento do Android 14 em outubro do ano passado, é provável que o Google siga o mesmo cronograma neste ano. Por volta do fim de 2024, devemos ver o Android 15 sendo lançado ao público, em data próxima de quando a empresa planeja também lançar o Google Pixel 9.