Após o feriadão e dias de frio, os paulistas devem enfrentar dias de tempo aberto. É isso que indica a previsão do tempo para São Paulo no fim de semana entre o sábado (8) e o domingo (9).

Previsão do tempo para o fim de semana em São Paulo

De acordo com o Climatempo, em São Paulo neste sábado (8) a previsão do tempo indica sol o dia todo sem nuvens no céu. Além de uma noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

publicidade

Já a previsão do tempo para domingo (9) em São Paulo é de Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Leia mais:

publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que a região sudeste segue com previsão de tempo seco e quente, exceto em áreas do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 40 mm.

Ou seja, em São Paulo é possível esperar um fim de semana de sol e tempo aberto. A temperatura máxima deve ser de 27ºC no sábado (8) e 28ºC no domingo (9).

publicidade

Veranico? Temperaturas no Brasil podem bater 35ºC

O aumento das temperaturas é consequência do Veranico. Um novo bloqueio atmosférico que se estabeleceu entre as regiões centro-oeste e sudeste do Brasil.

De acordo com o Climatempo, esse sistema impedirá a chegada de novas frentes frias e provocará tempo quente e seco na maior parte do centro-sul do Brasil. 

publicidade
Previsão de veranico (temperaturas acima da média) entre 5 e 14 de junho de 2024 em algumas regiões do Brasil. Crédito: Climatempo

No Sudeste, as noites ainda serão frescas, com sensação de frio em muitas áreas de Minas Gerais e São Paulo, além de alguns pontos no centro do país, como Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso. No entanto, durante as tardes, as temperaturas subirão bastante, ficando acima da média para esta época do ano. Mesmo assim, não serão tão elevadas quanto no verão e na primavera, ou mesmo tão altas quanto na onda de calor de maio.

Esse sistema de alta pressão que provoca o bloqueio também favorece a entrada de ar quente sobre áreas do oeste e sul do Brasil. Como resultado, as temperaturas devem ficar bem acima da média em áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul e em parte da região sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Nessas áreas, as temperaturas ficarão entre cinco e oito graus acima da média por um período prolongado. 

Isso não significa que o calor será intenso nessas áreas, mas que as temperaturas estarão altas para os padrões de junho, configurando um episódio de veranico.