A alta temperatura de um lugar pode ocorrer baseada em diferentes fatores, como a pouca umidade presente no ar e a possibilidade do solo em reter o calor. Localizado no Irã, o Deserto de Lut já registrou no termômetro uma temperatura superior a 70 ºC e detém uma geografia que colabora para esta sensação térmica tão intimidante. A seguir, confira mais informações sobre o lugar mais quente da Terra.

Leia mais:

publicidade

Deserto de Lut: o lugar mais quente da Terra

deserto de lut
Reprodução: Alireza Afkar/Unsplash

Embora nem todos os desertos do mundo sejam quentes, este faz jus à fama que conhecemos. Localizado na região sudeste do Irã, na Ásia, o Deserto de Lut é considerado o lugar mais quente da Terra atualmente e já registrou temperaturas superiores aos 70 ºC.

Segundo os estudiosos, algumas características desse lugar explicam a incidência da alta temperatura. Dentre os principais motivos, estão a habilidade do solo em reter o calor, o que faz a alta sensação térmica permanecer por muito mais tempo; o hábito dos montes de areia em refletir a luz do sol; e até a pouquíssima umidade no ar da região. Além disso, é possível destacar a presença de rochas vulcânicas super quentes, cujo calor é transportado para outros locais devido a ação dos fortes ventos.

publicidade

Apesar da paisagem desértica, quente e árida, existe água em alguns locais e há presença de vida animal, como é o caso de insetos, répteis e raposas. Estas espécies só conseguem sobreviver neste ambiente porque, ao longo dos anos, se tornaram biologicamente adaptadas às condições extremas. Inclusive, há formas de vida endêmica: animais que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

O deserto já foi registrado com uma média de 52 mil quilômetros de extensão e se encontra próximo à fronteira de países como Paquistão e Afeganistão.