Os carros elétricos se popularizaram ao redor do mundo, assim como as bicicletas. Mas os dois têm grandes diferenças entre si: tamanho, facilidade de deslocamento, rapidez e preços. Para quem quer um meio de transporte útil e sustentável, mas precisa economizar, uma bicicleta elétrica vira opção, mas ainda tem suas desvantagens de conforto. Em um dia de chuva, por exemplo, pode nos deixar na mão.

Uma startup de Estrasburgo resolveu unir as vantagens desses dois tipos de veículos e criou um quadriciclo elétrico capaz de comportar três pessoas. E, relaxa, você não precisará se preocupar em tomar chuva.

publicidade

Leia mais:

Bicicleta elétrica ou carro? Quadriciclo elétrico é uma mistura dos dois

O modelo foi batizado de Karbikes e está em desenvolvimento há pouco mais de dois anos pela startup.

publicidade

Ele é descrito como uma mistura de bicicleta elétrica, carro e velomóvel. Essencialmente, é um quadriciclo elétrico, mas com vantagens:

  • Ele é construído em um chassi de metal com proporção ideal para circular em ciclovias e na rua (vale conferir as especificações de cada país). Ou seja, se o trânsito estiver ruim em uma faixa, é só usar a outra;
  • O Karbikes vem com um pedal assistido de 250 W, uma caixa de câmbio automática e bateria de 1,24 kWh;
  • Isso confere uma velocidade máxima de 25 km/h (dentro dos regulamentos europeus para uma bicicleta elétrica) e alcance de 75 km (suficiente para você se locomover na cidade);
  • Ainda, há um painel solar de 100 W que recarrega as células ao ar livre, potencialmente dando mais tempo de uso.

Modelo promete te proteger da chuva

Pelas fotos, é possível perceber que as laterais do Karbikes são abertas.

publicidade

No entanto, de acordo com o France Info, há portas de tecido que podem ser fechadas com zíper em caso de chuva. Ainda, há um teto de alumínio, para-brisa, freios hidráulicos e faróis dianteiros e traseiros para garantir a proteção.

No interior, o banco dianteiro comporta apenas o motorista, que pode ficar em uma posição ereta ou semi-inclinada. A direção é em um volante em forma de guidão, como o de uma bicicleta.

publicidade

Já na parte de trás, a descrição menciona que o banco comporta um adulto ou duas crianças.

Ainda, há duas versões diferentes, uma com um teto solar e outra com uma caixa de carga no lugar do assento traseiro, para ser usada em missões de entrega.

Nem um carro, nem uma bicicleta elétrica (Imagem: Karbikes/Reprodução)

Aparência não é de bicicleta elétrica… e nem preço

O modelo está entrando em produção e os primeiros 10 pedidos já foram processados, com expectativa de entrega nos próximos meses.

O preço, no entanto, não é tão chamativo quanto o de uma bicicleta elétrica: sai por a partir de 12 mil euros, quase R$ 70 mil.