Se o roubo de bicicletas já era um negócio rentável, as e-bikes pioraram a situação para os proprietários. Só na América do Norte, são mais de duas milhões de bikes roubadas todo ano, o que causa prejuízo de mais de US$ 500 milhões (R$ 2,3 bilhões). Com as bicicletas elétricas, o valor aumenta para US$ 1 bilhão (R$ 4,7 bilhões).

Com isso em mente, um artigo do The Wall Street Journal preparou dicas infalíveis para ter uma bicicleta (ou e-bike) à prova de roubo. E isso vale para o Brasil também.

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Cadeados fortes para prevenir roubo

  • Parece óbvio, mas garantir que sua bicicleta esteja bem presa (para que ela continue assim) é o segredo;
  • Segundo Byan Hance, cofundador do Bike Index, serviço sem fins lucrativos de registro de bicicletas nos Estados Unidos, fazer com que a bike pareça trabalhosa de roubar é o primeiro passo;
  • Hance recomenda cadeados em U. Eles são feitos de metal, são mais resistentes e afastam os ladrões que procuram presa fácil;
  • Além disso, ele adverte que os dispositivos devem estar posicionadas nas duas rodas e no quadro da bicicleta, e estejam presos em lugar que não possa ser facilmente movido, como um poste.

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Mulher andando em bicicleta elétrica
Roubo de bicicletas virou ainda mais lucrativo com as elétricas (Imagem: Stuart Berman)

Recomendações para proteger sua bicicleta

Pode até ser que os AirTags da Apple (que rastreiam bagagens, animais e até pessoas) sejam a escolha mais simples, mas para bicicleta… nem tanto. Segundo o artigo, o melhor cadeado é o Knog Scout, que conecta o dispositivo à rede rastreadora Find My da Apple e tem sistema de alarme.

De acordo com o WSJ, o dispositivo da marca é armado via aplicativo em um botão e, se alguém sequer empurrá-la, aciona um alarme de 85 decibéis (mas, se nenhum movimento for detectado depois de um minuto, ele para), além de notificar pelo Bluetooth.

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E-bikes com sistemas de segurança

  • Outra opção é ter uma bicicleta que já venha com recursos de segurança;
  • O modelo T1 ST da Velotric aparece na rede Find My da Apple sem necessidade de cadeado extra. O modelo C4 da Cowboy já vem com rastreadores GPS;
  • Já outras bicicletas elétricas têm sistemas que desativam o motor quando o alarme está acionado.

Ssegredo é fazer a bicicleta parecer protegida (Imagem: Divulgação/Elite Systems)

Outras dicas para sua bicicleta

Rob Brunt, ex-detetive de roubo de bicicletas do Departamento de Polícia de Vancouver, Canadá, recomenda que o proprietário sempre tenha imagens de sua bicicleta antes de deixá-la na rua. Isso ajuda na identificação e a provar que aquele modelo realmente é seu.

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Ele também alerta para as limitações dos acessórios e que, no final, a proteção depende do quanto ela parece segura para ser ou não levada.

Com informações de Wall Street Journal

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