Ok, você nunca deve ter visto um ônibus radical. São palavras que normalmente não andam juntas. Eu, particularmente, não conheço – e olha que moro em São Paulo, a maior metrópole do Brasil.

Mas, acreditem: existem sim ônibus brutos, com cara de um quase off-road. Quem é muito fã de carros ou caminhões já deve ter ouvido falar nesse modelo. Ou o conhece por fotos na internet. Mas provavelmente nunca o viu pessoalmente – a não ser que você trabalhe em minas remotas no Ártico.

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O Praetorian, da empresa checa Torsus, estreou em 2018 e ganhou certa popularidade na web. Ele é conhecido por ser um dos maiores off-roaders do mundo, capaz de transportar trabalhadores em regiões remotas. Ou ser uma consistente máquina de busca e resgate.

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Agora em 2024, o modelo acaba de entrar na sua terceira geração. Batizado de Praetorian TG3, ele vem com algumas boas novidades, como uma nova suspensão pneumática, melhor conexão entre chassi e carroceria e mais conforto na parte interna.

Segundo o fundador e CEO da Torsus, Vakhtang Dzhukashvili, a busca pelo aperfeiçoamento faz parte do DNA da sua empresa:

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“Na Torsus, sabemos que se quisermos criar o ônibus off-road mais resistente do mundo, teremos que ser duros conosco mesmos como empresa e duros conosco mesmos como designers e engenheiros. Temos um ditado na Ucrânia: ‘Um cão faminto é mais forte que um lobo satisfeito’, e na Torsus estamos sempre famintos por progresso”, disse o empresário.

Então tá bom.

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O que mudou na nova geração

  • Tudo começa com um novo e melhorado sistema de suspensão pneumática na parte da frente e atrás, proporcionando maior conforto aos passageiros.
  • Junte isso a novos acessórios de montagem do chassi que, segundo a Torsus, ajudam a absorver as vibrações da estrada/trilha.
Ao todo, cabem 34 passageiros mais o motorista – Imagem: Divulgação/Torsus
  • A montadora afirma que o novo pacote traz um desempenho ainda melhor ao 4×4 para andar em todo tipo de terreno.
  • O TG3 traz também recursos modernos de assistência ao motorista, como detecção de faixa e um pacote de sensores de luz e chuva, que aumentam a segurança na condução.
  • Outras adições e melhorias incluem um cockpit do motorista redesenhado, novas janelas e espelhos para melhor visibilidade e um degrau de acesso elétrico ao motorista.
  • Agora, por outro lado, o que não mudou foi o coração desse gigante de 9 metros de comprimento: o motor diesel de seis cilindros, com 848 lb-ft de torque.

Preço e disponibilidade

Não que você vá comprar um Praetorian, muito embora os buracos de São Paulo por vezes fazem necessário um 4×4 mesmo. Mas vale pela curiosidade.

A Torsus já iniciou a produção do TG3 e o lançamento inicial está previsto para a Alemanha, Espanha e Ucrânia.

Vendo com essas cores, ele até parece um ônibus escolar daqueles americanos… – Imagem: Divulgação/Torsus

Os preços começam em € 225.831 (aproximadamente US$ 243 mil). Fazendo a conversão em real, estamos falando em algo na casa de R$ 1,3 milhão.

É dinheiro suficiente para alimentar toda essa matilha de lobos checos e ucranianos…

As informações são do New Atlas.