Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (14):

Descoberta de exoplaneta raro desafia tudo o que sabemos sobre o espaço

Pesquisadores identificaram um exoplaneta raro parecido com Netuno e seis vezes maior do que a Terra. Apelidado de “Planeta Fênix”, ele intriga os cientistas. O planeta deveria ter sido reduzido a apenas uma rocha sem atmosfera por causa da sua proximidade com o Sol. No entanto, isso não aconteceu.

publicidade

Hayabusa 1 – A Missão japonesa que expandiu as fronteiras da exploração espacial

A Jaxa, agência espacial japonesa, viajou mais de dois bilhões de quilômetros em busca de um asteroide que nos ajudaria a conhecer um pouco mais da história do Sistema Solar. Este feito grandioso foi realizado pela sonda Hayabusa. Esse é o tema da coluna Olhar Espacial desta sexta-feira (14), com Marcelo Zurita. 

Ainda há esperança de encontrar água em Marte?

Na segunda-feira (10), o Olhar Digital noticiou que reflexos observados sob a calota polar sul de Marte, anteriormente interpretados como evidência de um lago de água líquida, na verdade eram apenas uma grande ilusão. Isso não significa, no entanto, que a busca esteja encerrada ou que seja impossível encontrar água em Marte – quer dizer, apenas, que foi comprovada a inexistência do lago que se presumia haver abaixo da superfície da calota polar sul do planeta.

publicidade

Áudio de emergência da estação espacial vaza em live da NASA

Veja se não parece um roteiro de filme de Hollywood: um astronauta comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) em perigo, sofrendo de doença de descompressão e uma médica-cirurgiã de voo na Terra presa no trânsito dando orientações que foram vazadas em uma transmissão ao vivo oficial da NASA, gerando comoção e provocando alarde nas redes sociais.

Fim do mistério? Motivo para era glacial na Terra pode estar no espaço

A heliosfera, formada por ventos solares, envolve todo o Sistema Solar, pressionando o espaço interestelar e protegendo os corpos dentro dela da radiação e dos raios galácticos. Agora, um grupo de pesquisadores descobriu que há dois milhões de anos a Terra pode ter ficado sem essa sua proteção.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!