Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (18):

Estrela é vista voando pelo espaço a 600 km por segundo

Na Via Láctea, a maioria das estrelas segue uma trajetória tranquila ao redor do centro galáctico, mas há exceções que se movem a velocidades extraordinárias. Embora essas estrelas de hipervelocidade sejam extremamente raras, uma delas foi identificada recentemente. Denominada CWISE J124909+362116.0 (J1249+36), a estrela recém-detectada não só excede a velocidade de escape da galáxia, movendo-se a cerca de 600 km por segundo, como também é uma subanã L, um tipo muito incomum e antigo de estrela da sequência principal.

publicidade

Fala AI: vídeos reais ou de IA? Já não dá mais para saber!

No Olhar Digital, sempre falamos sobre ferramentas de inteligência artificial que criam vídeos e são impressionantes. Uma delas é a Sora. Mas surgiram outras. A Luma e a Kling, são mais recentes. E a DeepMind, empresa de IA do Google, desenvolveu uma ferramenta capaz de criar falas e trilhas sonoras – e sincronizar isso tudo nos vídeos. Para falar sobre o assunto, recebemos nosso colunista Roberto Pena Spinelli, que é físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial.

Collision: evento em Toronto traz IA, direção autônoma e muito mais

Estamos acompanhando de perto o evento de tecnologia Collision, em Toronto, no Canadá. Quem está lá e trouxe todos os detalhes para a gente foi o Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação.

publicidade

Veja momento em que carro voador da Archer faz manobra complicada

A Archer Aviation é mais um nome na vanguarda do setor eVTOL, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecidos como “carros voadores”. No início desse mês, o carro voador Midnight concluiu pela primeira vez uma manobra complicada chamada “voo de transição”, essencial para colocar o modelo em funcionamento comercial.

Parques eólicos podem levar à extinção de espécies de morcegos, alerta estudo

A energia eólica tem ganhado cada vez mais espaço em meios aos esforços contra as mudanças climáticas. No entanto, esta alternativa tem um ponto negativo. Os parques eólicos são responsáveis pela morte de milhares de morcegos em todo o mundo.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!