Em 21 de novembro de 1676, pouco mais de 347 anos atrás, a velocidade da luz foi descoberta, quase que por acidente (saiba mais aqui). Cerca de três milênios antes disso, um suntuoso monumento de 137 metros de altura, que contou com o trabalho de 100 mil homens ao longo de duas décadas, foi erguido no Egito: a Grande Pirâmide de Gizé.

Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Crédito: Veronika Kovalenko – Shutterstock

E você deve estar se perguntando agora: certo, mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Bem, na verdade, absolutamente nada. A não ser uma grande curiosidade numérica: a velocidade da luz é de 299.792.458 metros por segundo no vácuo, e a latitude da pirâmide seria de exatamente 29.9792458°N.

publicidade

Essa informação, vez ou outra, aparece nas redes sociais, seguida da clássica pergunta: “Coincidência?”. Veja alguns exemplos de postagens sobre o assunto:

Valores da velocidade da luz e da latitude da pirâmide são exatamente iguais?

Na verdade, sim e não. Conforme explica o verificador de histórias E-farsas.com, quando usadas no formato decimal, as coordenadas geográficas são comumente expressadas até a quarta casa. Depois disso, a localização varia apenas alguns poucos metros ou milímetros, então é praticamente redundante.

publicidade

Assim sendo, poderíamos pegar o valor de 29.9792 da latitude da Grande Pirâmide de Gizé e acrescentar quaisquer sequências numéricas que quiséssemos após a quarta casa (entre 001 e 999), que não faria praticamente a mínima diferença. 

Isso significa que a alegação de que as coordenadas geográficas da Grande Pirâmide de Gizé são exatamente iguais à velocidade da luz é totalmente arbitrária, ou seja, depende da escolha feita por uma determinada pessoa de que números usar após a sequência principal.

publicidade

Leia mais:

Mas, vamos lá, ainda que os dois valores fossem, sim, exatamente iguaizinhos. Isso estabeleceria alguma relação entre a velocidade da luz e a pirâmide mais alta do Egito?

publicidade

Para começar, mesmo que tivessem descoberto a velocidade da luz séculos antes de sua medição pelo astrônomo dinamarquês Ole Roemer e, por algum motivo, optaram por se calar sobre isso, os antigos egípcios não pensavam em metros, principalmente porque essa unidade de medida foi definida em 1791.

Eles usavam côvados, com a velocidade da luz, portanto, sendo de cerca de 571.033.253 côvados por segundo. Se existissem memes naquela época, certamente haveria um sobre algum objeto aleatório na Rússia Ocidental a 57,1033253 latitude com a legenda “Coincidência?!?!”

Os antigos egípcios não mediam a velocidade da luz, nem navegavam usando linhas globais de longitude e latitude – só se eles tivessem “previsto”. Mas, se tivessem feito isso, provavelmente haveria um pouco mais de evidência do que posicionar a Grande Pirâmide de Gizé em uma marca que corresponde à linha de latitude quando expressa em um sistema de medição a séculos de distância da invenção. Concorda?