Não sei você, mas eu já estou na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 26 de julho – e ela terá alguns elementos especiais nesta edição.

Pela primeira vez na história, a abertura de uma Olimpíada será feita fora de um estádio. Os organizadores escolheram o Rio Sena como palco do evento.

publicidade

Leia mais

Mais de 10 mil atletas desfilarão em barcos, que sairão da ponte Austerlitz com destino ao Trocadéro, um dos pontos turísticos da capital francesa – e que tem a melhor vista para a Torre Eiffel.

publicidade

Ah, e tudo isso será à noite, evidenciando ainda mais a beleza da “Cidade Luz”. A cerimônia vai começar pontualmente às 19h30 de Paris, 14h30 no horário de Brasília.

A geração de imagens ficará sob a responsabilidade do chamado Olympic Broadcasting Services, ou o Serviço Olímpico de Transmissão numa tradução livre, órgão criado em 2001 para cuidar justamente dessa parte. E é aí que entra o celular do título.

publicidade

Uma parceria com a Samsung

  • A empresa sul-coreana é uma das parceiras oficiais dos Jogos Olímpicos de Paris.
  • E uma das ações que eles fecharam foi o uso de mais de 200 unidades do Galaxy S24 Ultra para filmar a cerimônia de abertura.
  • Não, ela não será toda exibida pelas lentes dos aparelhos – o Serviço Olímpico de Transmissão usará câmeras profissionais também.
  • A ideia, porém, é que os smartphones de última geração deem uma visão diferente do evento.
  • Os celulares serão colocados nas proas e nas laterais de cada uma das 85 embarcações usadas para o show de abertura.
Serão mais de 200 aparelhos celulares nos barcos – Imagem: Divulgação/Samsung
  • As imagens HDR de alta qualidade feitas pelos dispositivos Galaxy S24 Ultra serão compartilhadas e transmitidas por meio de uma rede 5G privada da Orange, a provedora oficial de rede móvel dos Jogos de Paris.
  • A Orange vai instalar mais de uma dúzia de antenas 5G ao longo do Sena para criar a primeira rede 5G autônoma da França – justamente para evitar que a transmissão caia do nada.
  • Outro detalhe interessante é que a Samsung também usará o Galaxy S24 Ultra para cobrir as competições de vela em Marseille.

Os Jogos de Paris 2024

Essa será a terceira vez que Paris sediará o evento. A primeira vez foi em 1900, a segunda em 1924 e terceira será agora, 100 anos depois.

Os Jogos de 2024 têm tudo para se tornarem históricos.

publicidade

A começar pelo compromisso do governo francês de tornar a Olimpíada de Paris a primeira a ser 100% sustentável. A ideia é adotar uma política de redução de carbono pela metade, em comparação com os jogos de Londres 2012 e Rio 2016.

Entre as medidas anunciadas, estão a limpeza total do Rio Sena, o uso de energia eólica e solar na maior parte dos locais de competição, o foco no transporte por metrô e bicicletas, além da redução do uso do plástico, com a adoção de garrafas reutilizáveis e bebedouros.

Os Jogos começarão no dia 26 de julho de 2024 – Imagem: Svet foto/Shutterstock

Outro ponto que deve colocar Paris-24 na história é que essa será a primeira Olimpíada com paridade de gênero em relação ao número de atletas. Dos 10.500 participantes, serão 5.250 homens e 5.250 mulheres.

Como dissemos, a abertura da Olimpíada está marcada para o dia 26 de julho e o encerramento vai ocorrer em 11 de agosto.