Então, você quer utilizar ao máximo a câmera do seu smartphone, ou então, assistir a uma série na TV com aquelas cores lindas que estavam exibidas na loja quando você comprou o aparelho. Mas, você não faz ideia do que é esse tal de HDR? Vem com a gente, que vamos te explicar direitinho como essa tecnologia funciona.

HDR, ou HIgh Dynamic Range, significa “Alto Alcance Dinâmico”. Na prática, é uma tecnologia presente em televisões, câmeras e monitores, que foi aperfeiçoada ao longo dos anos e que permite uma variação automática na iluminação, brilho e contraste. Dependendo do que está sendo exibido, o próprio aparelho se adapta para buscar a melhor qualidade na imagem.

publicidade

Leia mais:

TVs e monitores

Aquelas TVs que dizem na propaganda: “preto verdadeiro”, são um bom exemplo disso. Elas usam o HDR para garantir que as imagens no escuro fiquem realmente escuras, sem aquele brilho da luz de fundo, enquanto os objetos ganham mais textura. Ao mesmo tempo, as cenas claras ficam muito bem iluminadas e coloridas. Você não precisa ficar mudando as especificações do aparelho o tempo todo.

TV LG QNED fixada em parede
(Imagem: Divulgação/LG)

O HDR funciona melhor quando estamos assistindo a um programa ou jogando algo com suporte ao recurso, algo que as empresas se dedicam cada vez mais.

publicidade

Quer fazer um teste prático? Se você tem um monitor ou TV com suporte ao HDR e joga videogame, selecione a opção para ativar e desativar o modo HDR durante o jogo. Assim, você verá como a variação de cores e brilho melhora significativamente. 

Agora, e para as câmeras de celular? Aí, o HDR funciona de forma um pouco diferente.

publicidade

Como o HDR funciona no smartphone

Muitos celulares modernos apresentam o recurso HDR Inteligente disponível nas câmeras, mas é possível ativar ou desativar a função a qualquer momento.

Como funciona? Imagine que, ao tirar uma foto com HDR ativo, seu celular está, na verdade, tirando muitas fotos ao mesmo tempo. Cada uma com uma variação de luz e cor. Depois, usando a inteligência artificial, ele junta todas essas fotos em uma só e entrega uma foto artificialmente corrigida, sem muitas sombras ou superexposição de luz.

publicidade
iPhone 14 amarelo (Imagem: divulgação/Apple)
(Imagem: divulgação/Apple)

E quanto tempo demora para meu celular juntar todas essas fotos em uma só? Nada. Os aparelhos modernos conseguem fazer todos esses ajustes de forma praticamente instantânea. Legal, né?

Quando e por que usar HDR?

No caso das televisões, é preciso ficar atento se o aparelho realmente atende a alguns padrões atuais de mercado, como: tipo HDR10+ ou Dolby Vision, brilho com HDR 1000 nits ou superior, escurecimento local e volume de cor 100%. Isso vai garantir uma imagem mais realista em filmes e jogos. Nos smartphones, o HDR garante fotos com poucas sombras, boa iluminação e cores vivas, mas não funciona bem em todas as situações: fotos com movimento, ou quando você quer uma fotografia mais “natural”, que utilize sombras e luz.

Qual cabo HDMI suporta HDR?

Para reproduzir a imagem de um aparelho externo em HDR na TV ou monitor que tenha o recurso, use um cabo HDMI 2.0 ou superior.

HDR é o mesmo que 4K?

Não. 4K, ou Ultra HD, é a resolução de uma tela (3840×2160 pixels), enquanto o HDR é uma ferramenta que melhora a qualidade da imagem, seja ela HD, Full HD ou 4K.

Entendeu? Agora, tente tirar uma foto com o HDR ligado e desligado no celular e comente aqui embaixo se percebeu a diferença!

Fonte: Samsung , PointerClicker