A inteligência artificial está sendo adotada por diversas empresas do mundo, inclusive do setor alimentício. A rede de pizzarias Domino’s, por exemplo, está usando a IA para preparar os pedidos antes mesmo deles serem feitos.

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Domino’s está usando a tecnologia para entregar os pedidos com maior eficiência (Imagem: Longfin Media/Shutterstock)

Algoritmo acelera processos para entrega da pizza

Segundo o CEO da empresa, Russell John Weiner, o objetivo é aumentar a rapidez na entrega das pizzas aos clientes dos Estados Unidos. Em entrevista para a Quartz, ele explicou que a pessoa começa a fazer o pedido de forma online e um algoritmo prevê qual será a opção escolhida.

Isso significa que estamos preparando sua pizza antes. Significa que estamos colocando o entregador na rua mais rápido. Mais entregas para eles, mais gorjetas e entregas mais rápidas para você. E isso fideliza os clientes.

Russell John Weiner, CEO da Domino’s

Ainda de acordo com Weiner, a Domino’s pretende aperfeiçoar sua inteligência artificial ao ponto da tecnologia ser capaz de detectar quando faltam entregadores ou quando é melhor segurar a produção de pizzas, reduzindo o desperdício. Estas decisões costumam ser tomadas pelos gerentes dos estabelecimentos (o que gera o temor de demissões causadas pela maior implementação e atuação da IA na rede de pizzarias).

Ideia da empresa é otimizar o serviço de entrega de pizzas (Imagem: Prostock-studio/Shutterstock)

IA também está sendo usada em tarefas internas

  • A IA da Domino’s é resultado de uma parceria com a Microsoft.
  • A empresa classifica a tecnologia como “um serviço de concierge de pizza”.
  • Além de ajudar nos pedidos, a inteligência artificial atua para otimizar as operações internas da rede.
  • Ela, por exemplo, pode ajudar os gerentes das lojas a economizar tempo em tarefas diárias, como gerenciamento de estoque, pedidos de ingredientes e escalonamento de funcionários.