Dubai, a principal cidade dos Emirados Árabes Unidos, é mundialmente conhecida como um destino ligado ao luxo e à tecnologia. Uma pesquisa rápida no Google vai mostrar fotos exuberantes de arranha-céus cortando o horizonte, além de um incrível jogo de luzes. Mas pouquíssima área verde. Esse cenário, no entanto, deve mudar.

A Dubai que conhecemos hoje foi construída a partir do dinheiro do petróleo e numa época em que a sustentabilidade e o meio ambiente não eram prioridade. Isso mudou bastante nos últimos tempos e agora há um consenso geral de que o futuro deve ser cada vez mais verde.

publicidade

Leia mais

Pensando nisso, as autoridades desse emirado trabalham com um plano chamado Dubai 2040, que visa transformar o visual do lugar. Os grandes prédios continuarão lá, assim como todo o aparato tecnológico. A ideia, porém, é colocar mais vegetação nas ruas e estradas.

publicidade

A missão ficará a cargo de uma empresa chamada Urb. Nós, do Olhar Digital, falamos sobre ela nos últimos dias. A companhia também está à frente de um mega projeto que pretende transformar toda a região costeira da cidade.

Esse cenário da Dubai atual pode mudar nos próximos anos – Imagem: MDXB/Shutterstock

A Urb não tem uma data sobre quando deve entregar as obras – o objetivo é que elas fiquem prontas até 2040 (por causa do plano). Por outro lado, a companhia já tem algumas imagens do que imagina para a nova Dubai.

publicidade

E já tem um nome também para o projeto: “Green Spine”.

Uma coluna verde

  • Traduzindo ao pé da letra, Green Spine significa coluna verde.
  • Para que isso aconteça, a Urb pretende plantar mais de um milhão de árvores pela cidade.
  • O foco principal será a Sheikh Mohammad Bin Zayed Road, uma das principais rodovias da região.
  • Ao todo, a Green Spine terá 64 quilômetros de extensão.
  • Essas mais de um milhão de árvores mencionadas serão espalhadas por parques, jardins e fazendas urbanas que produzem frutas e vegetais.
A empresa promete colocar até mesmo playgrounds ao longo da coluna verde – Imagem: Divulgação/Urb
  • Além disso, a Green Spine contará com uma série de playgrounds, áreas de ginástica ao ar livre e instalações esportivas.
  • Isso sem contar áreas de ciclovia e de trilhas para pedestres.
  • Toda a estrada será unida por um gigantesco conjunto de painéis solares que fornecerá eletricidade para operar um sistema de bonde elétrico, com energia suficiente para atender aproximadamente 130 mil casas.
  • Além disso, a empresa quer instalar canais para ajudar a capturar e gerenciar a água das chuvas.
A ideia é que a Green Spine abrigue trilhas, ciclovias, pista para carros e um bonde eletrificado – Imagem: Divulgação/Urb

A Urb não divulgou quanto estima gastar nesses projetos.

publicidade

As informações são do New Atlas.