Em entrevista concedida à agência de notícias France-Presse nesta semana, Bill Gates previu que o mundo deve se preparar para uma pandemia – epidemia de grandes proporções. O bilionário apelou para que a comunidade internacional utilize as novas tecnologias e as lições aprendidas com o surto de Ebola que aconteceu no ano passado para desenvolver um plano para possíveis crises.

“Um agente patogênico mais difícil (do que o Ebola) pode aparecer, uma forma de gripe, de SARS ou algum tipo de vírus que não vimos antes”, afirma. Entre as propostas para situações críticas está a formação de grupos de voluntários dispostos que podem integrar equipes de emergência de saúde pública, como aconteceu nos países atingidos pelo Ebola.

Em um discurso feito na conferência da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) realizado recentemente em Berlim, Gates declarou que o mundo está “perigosamente despreparado” para surtos como o que aconteceu em 2014.

A Bill & Melinda Gates Foundation, criada pelo fundador da Microsoft, é uma das principais contribuintes da Gavi.

publicidade

Vacinas

O bilionário classificou as vacinas como “os maiores salvadores de vida da história” e defendeu sua importância. “As doenças escolhem infectar potencialmente pessoas que não podem se proteger. Nós nos concentramos em crianças pobres. Milhões delas morrem de doenças que poderiam ser evitadas por meio de vacinas. É uma pena não haver uma taxa de 100% de vacinação nos países ricos”.

Gates ainda explica a importância da tecnologia para realizar campanhas de vacinação. “Nós usamos fotos de satélite para descobrir onde as pessoas vivem, o GPS dos celulares para ver se as equipes de vacinação estão indo a todos os lugares que precisam ir e fazemos uma análise estatística para ver se alguma criança não foi atendida”, explica. “As novas tecnologias inovadoras vão nos permitir ver o que está acontecendo a um custo muito mais baixo”, conta ele.

Via AFP