Um cartão de embarque pode conter muito mais informações do que as pessoas imaginam. De acordo com o jornalista especializado em segurança na rede, Brian Krebs, o código de barras, aparentemente inofensivo, pode trazer informações sobre planos e hábitos de viagens dos passageiros.

Krebs conta que um de seus leitores ficou curioso sobre quais dados eram armazenados em um cartão de embarque quando um amigo postou uma foto de um deles no Facebook. Curioso, o leitor, chamado Cory, usou um scanner on-line de códigos de barras para descobrir. “Além de seu nome, número de passageiro frequente e outras informações pessoais, eu conseguia obter o seu localizador de registro. Então, entrando no site da companhia aérea e usando o último nome (que estava no código de barras), consegui ter acesso a toda a sua conta. Eu conseguia ver não só aquele voo como os futuros voos que foram reservados por ele”.

O jornalista explica ainda que o site mostrava o número do telefone do passageiro, o nome de quem havia reservado a passagem e opções para mudar de assento e até cancelar o voo. “A próxima vez que você pensar em jogar fora um cartão de embarque com um código de barras, considere jogá-lo em uma trituradora de documentos”, sugere Krebs.