Se você estava sentindo dificuldade para acessar o “Netflix pirata” ao longo do fim de semana, não era por instabilidade. Na última sexta-feira, o Popcorntime.io, uma das versões mais usadas do aplicativo, foi desativado pelo seu criador.

Ao site TorrentFreak, o desenvolvedor do serviço, Wally, informou que desligou os servidores do serviço. “Eu desativei todos os servidores, não há mais nada que eu possa fazer. Eu deletei todos os registros que pudessem ser prejudiciais a quaiquer outros desenvolvedores”, disse. Ao que parece, portanto, o desligamento é definitivo.

publicidade

Histórico

A desativação dos servidores é o final de um processo que teve início na última segunda-feira, quando diversos desenvolvedores do Popcorn Time abandonaram o projeto por medo de possíveis processos jurídicos.

publicidade

Pouco tempo depois, o site começou a enfrentar problemas técnicos. Nas palavras da equipe, “alguém esteve mexendo com a nossa infraestrutura, principalmente com o nosso serviço de DNS, e nós não conseguimos convencer nosso provedor Gandi.net de que nós somos nós mesmos e queremos continuar online”. 

A equipe pretendia mover o site para um novo domínio, mas a Gandi.net se recusou a cooperar. Por conta disso, o site parou de funcionar, impedindo que novos usuários baixassem o Popcorn Time. Além disso, uma das principais fontes de torrents do Popcorn Time, o site YTS, também está fora do ar há algum tempo, o que dificultava o funcionamento do serviço.

publicidade

Esperança e alternativas

Apesar do fim do Popcorntime.io, é possível que uma nova versão do aplicativ surja em breve, por tratar-se de uma aplicação de código aberto (que pode ser trabalhada e desenvolvida por qualquer pessoa que se disponha a fazê-lo).

publicidade

Além disso, vale notar que o Popcorntime.io era apenas um dos “branches” (nome dado às versões diferentes de aplicativos de código aberto) do serviço. Outros “branches” que ainda estão ativos são, por exemplo, o popcorntime.com.br e o popcorn-time.se.

É possível também que a versão para navegadores do Popcorn Time, que foi retirada do ar praticamente assim que surgiu, volte ao ar conforme seu criador prometeu. Uma versão supostamente legal do serviço, chamada de “Butter”, também está sendo desenvolvida.