Uma análise de dados do telescópio Plank, da Agência Espacial Europeia, encontrou um brilho no espaço profundo que pode ter se originado de um universo paralelo.

Em um estudo realizado recentemente, cosmólogos identificaram uma mancha estranha de luz brilhante, que pode ser o resultado da colisão de universos. A existência de múltiplos universos – chamada de multiverso – tem sido considerada viável nos últimos anos por especialistas na área.

Os universos teriam sido gerados partir do mesmo Big Bang e, com possíveis colisões, o resultado seria um resíduo de luz. Os pontos encontrados são 4,5 mil vezes mais brilhantes do que os cientistas previam que seriam. Em teoria, cada universo possuiria um tipo único de física, semelhante ou não ao que se conhece atualmente.

Ainda que a descoberta seja importante, os cientistas afirmam que devem trabalhar com cautela. Os dados obtidos deverão ser comprovados por outros instrumentos mais precisos.

publicidade

O maior obstáculo para estudar os outros universos é o fato de que eles estariam em constante expansão, ao mesmo tempo em que se distanciam uns dos outros. Assim, a luz não conseguiria viajar rápido o suficiente para levar informações de um para o outro. Os pesquisadores teriam então que esperar colisões para comprovar a tese.

Via Inverse