EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Um estudo realizado pelo Nomura Research Institute mostra que nos próximos 30 anos, quase metade dos trabalhos existentes no Japão podem ser realizados por robôs. A pesquisa, que foi feita em parceria com a Universidade de Oxford, estudou a mesma questão nos Estados Unidos e no Reino Unido, analizando mais de 600 empregos. De acordo com os resultados obtidos, até 49% das vagas podem ser substituídas por sistemas de computadores.

A equipe analisou de que forma cada emprego pode ser automatizado levando em conta o nível de criatividade necessária para desempenhá-la. Na prática, os trabalhos braçais, de entrega e da área agrícola entram na lista como um dos mais prováveis de serem substituídos. Entre as áreas mais difíceis de serem ocupadas por robôs estão a escrita e o ensino.

publicidade

Nos Estados Unidos, o índice de “substituição” por robôs é de 47% de todos os postos de trabalho existentes, enquanto no Reino Unido o valor é de 35%. “Mas este é apenas um cálculo técnico hipotético. Ele não leva em conta fatores sociais” , explica Yumi Wakao, líder da pesquisa no Japão.

Via Engadget