Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook e espécie de “braço direito” do fundador da rede social, Mark Zuckerberg, doou 290 mil ações da empresa para diferentes instituições de caridade. Na bolsa de valores, o montante equivale a US$ 31 milhões, ou cerca de R$ 124 milhões na cotação atual do dólar.

Tecnicamente, a doação foi feita para uma fundação controlada pela própria Sheryl, que, por sua vez, encaminha doações para outras instituições de caridade. Ou seja, as ações continuam nas mãos dela, mas serão redistribuídas para fundações de filantropia.

publicidade

O curioso nesse caso é que, ao contrário de Zuckerberg, Sheryl não fez qualquer alarde para divulgar sua atitude. A doação foi feita em 20 de novembro do ano passado, mas só foi revelada nesta sexta-feira, 15, pelo site americano Re/code. A empresária sequer quis comentar o assunto.

Por meio de sua fundação, Sheryl regularmente faz doações para instituições que apoiam mulheres em situação de risco, seja por pobreza, violência doméstica ou problemas de saúde. Além disso, ela é fundadora de uma associação do mesmo gênero, chamada Lean In, e presidente de um grupo de apoio à educação infantil e combate à miséria, chamado Stand Up for Kids.