* Jonathan Lima 

O mercado de TI brasileiro possui mais vagas do que profissionais, o que faz com que as empresas levem até 70 dias para preencher suas vagas. Entre as áreas onde há mais posições está o desenvolvimento, que deve crescer ainda mais nos próximos anos. Mas engana-se quem pensa que basta ter formação na área para conseguir um bom emprego. 

Além de conhecimentos específicos e preparo adequado, algumas características podem contar bons pontos na hora de conseguir um emprego na área. Confira:

1. Riscos

O profissional da área precisa encarar alguns desafios, como trabalhar fora do expediente comercial, lidar com a falta de planejamento e assumir responsabilidades maiores do que se está acostumado. Porém, quem passa por isso tem um crescimento maior do que se entrasse em um programa de treinamento, por exemplo.

2. Crescimento contínuo
Na hora de contratar, o empresário geralmente quer alguém melhor que ele. Portanto, o desenvolvedor precisa se atualizar constantemente e estar antenado com o que há de mais novo em sua área para ampliar os conhecimentos em sua função.

publicidade

3. Resultados
Não adianta ser um gênio e não colocar o conhecimento em prol da empresa. No mercado de trabalho é fundamental trazer resultados. No setor de tecnologia não é diferente, e o profissional valorizado é o que consegue aliar teoria e prática.

4. Inovação
Em uma área que se transforma constantemente, as pessoas precisam pensar diferente para se destacarem. A busca por inovação é o que permite o aparecimento de novos produtos e serviços no setor.

5. Responsabilidade
Por fim, é preciso assumir o compromisso que o cargo traz. A falta de maturidade não pode servir como desculpa. O profissional de sucesso reconhece seus erros e enxerga como pode melhorar para crescer ainda mais.

Fique atento: se você procura boas oportunidades na área, não deixe de participar do 1º Hackathon do Olhar Digital. Além de até R$ 10 mil em prêmios, os melhores colocados podem ter a chance trabalhar aqui no Olhar Digital, como desenvolvedor, pelo prazo de um ano. Clique aqui para mais informações.

*Jonathan Lima é CTO da Pagar.me, solução digital voltada aos empreendedores virtuais do país, atuando como infraestrutura de pagamentos