Siga o Olhar Digital no Google Discover
No final da semana passada, a Apple foi ultrapassada pela Alphabet (empresa dona do Google), que se tornou a empresa mais valiosa do mundo em Enterprise Value. Segundo essa medida, a Alphabet vale US$ 420 bilhões; a Apple, por sua vez, vale “apenas” US$ 393 bilhões.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 473,00
Um dos fatores que contribuiu para essa mudança foi a previsão de que 2016 marcará o primeiro ano em que as vendas totais de iPhones verão uma queda desde o lançamento do produto. Vale lembrar também que a Alphabet é uma holding que inclui diversas empresas enormes, uma das quais é o Google.
Medidas de valor
Embora tenha sido ultrapassada pela Alphabet em termos de Enterprise Value (Valor da Empresa), a Apple continua a ser a empresa mais valiosa do mundo segundo Market Cap (Capitalização de Mercado). Para se obter o valor de uma empresa em Market Cap, basta multiplicar o número total de ações vendidas pela empresa pelo valor unitário de suas ações.
Para se calcular o Enterprise Value, por outro lado, é necessário realizar essa conta, somar ao resultado todas as dívidas das empresas (os passivos onerosos) e subtrair dele o total em dinheiro que a empresa possui em caixa. Como o Enterprise Value inclui mais variáveis, alguns analistas consideram-no uma medida mais precisa sobre o valor de uma empresa que o Market Cap.
Desvalorização
Atualmente, as ações da Apple estão sendo negociadas a US$ 99, segundo o Phone Arena. As previsões para o futuro valor dos papeis da empresa variam entre US$ 143 e US$ 85. Esse último valor é estimado pelo analista Adnaan Ahmad, que considera que o momento atual da Apple é semelhante ao que ocorreu com a Blackberry e com a Nokia. “As previsões não sao boas para a Apple a não ser que ela crie uma grande categoria nova de produtos nos próximos dois anos”, opinou Ahmad.