Nessa semana, o Google anunciou uma parceria com a empresa de tecnologia Movidius. As duas empresas pretendem equipar smartphones Android com chips MA2450, que permitiriam aos dispositivos reconhecer o rosto de seus usuários ou mesmo outros objetos sem que fosse necessário sequer tirar uma foto.

Tecnologias atuais de reconhecimento de rostos e objetos costumam exigir que seja feito o upload de uma foto, para que um servidor poss aanalisar a imagem e fazer a identificação. O chip da Movidius, porém, permitiria que a própria câmera dos dispositivos realizasse essa função. O vídeo abaixo (im inglês) fala mais sobre a parceria:

A Movidius é especializada em tecnologia visão de máquina, que permite que computadores “enxerguem” o ambiente ao seu redor. Ela e o Google já trabalharam em parceria no Project Tango, que tinha como objetivo permitir que smartphones mapeassem tridimensionalmente ambientes fechados.

publicidade

Caso a funcionalidade de reconhecimento facial fosse implementada direto no sistema operacional, seria possível usá-la para dar mais opções de segurança ao dispositivo. Além disso, o rosto do usuário poderia ser usado também como forma de autenticação de pagamento, de maneira semelhante a como as impressões digitais são usadas atualmente.

Outras aplicações possíveis seriam auxiliar deficientes visuais (reconhecendo objetos e placas de rua, por exemplo) ou facilitar a organização de suas fotos, identificando as pessoas que aparecem nelas. As empresas esperam que a tecnologia esteja disponível num “futuro não muito distante”, mas não disseram com mais precisão quando ela deve chegar.