Depois de muitos anos como a empresa mais valiosa do mundo, a Apple perdeu seu trono. O Google, ou, melhor, a Alphabet passou a empresa fundada por Steve Jobs e dirigida por Tim Cook e agora é reconhecida como a companhia mais valiosa do mundo na métrica de capitalização de mercado.

Para referência: capitalização de mercado é um valor bastante objetivo, que leva em consideração a quantidade de ações em que uma empresa é dividida multiplicado pelo valor de cada um destes pedacinhos.

Com os últimos resultados anunciados pela Alphabet nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, as ações se valorizaram rapidamente, com um aumento de 8% no valor dos papéis. Com isso, a capitalização de mercado do conglomerado do qual o Google faz parte chegou a US$ 558 bilhões, o que representa mais de R$ 2 trilhões na conversão para a moeda nacional. A Apple, por sua vez, está valendo

Não foi um caminho fácil até o topo. Por muitos anos o Google permaneceu algumas centenas de bilhões de dólares atrás da Apple, que, no topo, chegou a valer mais de US$ 700 bilhões. No entanto, no último ano as ações da empresa da maçã se desvalorizaram bastante, enquanto as do Google (er… Alphabet) mantiveram um crescimento sólido, acarretando o resultado de hoje. Os gráficos abaixo ilustram a história.

publicidade

 Reprodução

Reprodução

 

E os resultados?

Foi citado acima que os resultados da Alphabet permitiram esta alta recente nas ações. Isso aconteceu porque as expectativas do mercado foram superadas facilmente, com receitas na casa de US$ 21,3 bilhões no último trimestre (alta de 18% em comparação com o mesmo período de 2014), com um lucro líquido de US$ 4,9 bilhões.

A maior parte deste dinheiro, claro, veio do Google. A empresa gerou US$ 74,5 bilhões durante o ano de 2015 inteiro, com um lucro operacional de US$ 23,4 bilhões.

A novidade do trimestre foi o fato de a Alphabet revelar o quanto custam as outras empresas que compõem o conglomerado. Os números antes eram escondidos como sub-projetos do Google, mas agora que se tornaram independentes, receberão mais transparência. Nos últimos 12 meses, estas “outras apostas” da Alphabet gerou US$ 448 milhões, totalizando um prejuízo operacional de US$ 3,6 bilhões.