Toda fabricante de smartphones coloca em seus produtos recursos exclusivos que a concorrência não possui. Trata-se de uma forma saudável de incentivar a inovação no mercado enquanto as empresas oferecem opções para o consumidor, especialmente quando esse mercado parece saturado de dispositivos muito parecidos entre si.

Desde a última quarta-feira, 10, o Olhar Digital vem publicando dicas diárias de como aproveitar ao máximo o seu smartphone e suas funções exclusivas. Começamos com os usuários da Samsung, seguimos com o iPhone e, nesta sexta-feira, 12, você confere seis recursos que todo dono de um Windows Phone precisa conhecer.

publicidade

1 – Projetar a tela do celular no PC

Reprodução

publicidade

Os smartphones da Microsoft se beneficiam do fato de que seu sistema operacional é talvez o mais popular de todo o mundo em se tratando de PCs. Por conta disso, transmitir a tela do Windows Phone para um desktop ou laptop também com Windows não exige qualquer dispositivo à parte: basta ir até Configurações > Projetar minha tela e esperar que o smartphone detecte automaticamente o aparelho que vai receber a projeção. Você também pode fazer isso com um cabo USB.

2 – Tela de bloqueio customizável

publicidade

Reprodução

Donos de um Windows Phone também podem deixar sua tela de bloqueio totalmente personalizada. O usuário pode não somente escolher a imagem de fundo como também os widgets e notificações de visualização rápida. Para isso, só é preciso acessar o menu “Tela de bloqueio” dentro do aplicativo Configurações. Você pode permitir que o smartphone mostre o artista e o nome da música enquanto estiver executando algum app como o Spotify e até escolher manualmente quais aplicativos terão suas notificações mostradas na tela de entrada.

publicidade

3 – Criar uma VPN

Reprodução

A sigla em inglês para “Rede Virtual Privada” representa uma maneira segura de se conectar a uma rede fechada – por exemplo, aquela usada por uma empresa para acessar páginas de gerenciamento de seus serviços. Novamente no aplicativo de Configurações do Windows Phone, o usuário pode estabelecer uma conexão com uma VPN existente ou criar uma rede manualmente de forma prática. Com ela você também pode acessar páginas da internet inacessíveis no Brasil, por exemplo (como o catálogo estrangeiro de filmes e séries da Netflix).

4 – Encontre Wi-Fi no mapa

Reprodução

Embora não seja tão completo e popular quanto o Google Maps, o aplicativo de Mapas do Windows Phone possui algumas opções extremamente úteis. Uma delas é a de encontrar hotspots de internet sem fio no mapa da sua região. Basta abrir o app no menu Iniciar, tocar na opção “Mais” (três pontinhos no canto inferior direito) e depois em “opções de visualização”. Marque a caixa de seleção “Mostrar Wi-Fi nas imediações” e pronto. O aplicativo até te oferece as rotas para chegar ao ponto de Wi-Fi que você quiser.

5 – Sincronize o celular com outros dispositivos

Reprodução

O Windows 10 já vem com um aplicativo nativo chamado “Complemento para Telefone”, que mantém todos os dispositivos com o sistema sincronizados com os mesmos temas, configurações e arquivos. Para quem ainda não se atualizou, é possível instalar no Windows 7 e 8 o mesmo app e copiar automaticamente esses dados entre todas as suas plataformas.

6 – Ações rápidas personalizadas

Deslizar o dedo de cima para baixo pela tela de um Windows Phone abre a central de notificações e as chamadas “Ações rápidas”. Nem todo usuário sabe, mas essas opções – que, como o nome já diz, permitem acesso rápido a aplicativos e funções menos superficiais do smartphone – podem ser escolhidas de forma personalizada. Vá até Configurações > Notificações + ações > Escolher suas ações rápidas e selecione, uma a uma, as funções que você quer adicionar ao menu de ações rápidas.