Ontem durante seu evento em Cupertino, na Califórnia, a Apple anunciou uma série de novidades. Uma delas foi o iOS 9.3, a próxima versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis, que traz novos recursos.

Embora não se trate de uma atualização das “grandes” (afinal, não é ainda o iOS 10), a nova versão do sistema dos iPhones oferece algumas novidades bem interessantes com relação à segurança e bem-estar. Confira, a seguir, as cinco novas funcionalidades da iOS 9.3.

publicidade

Night Shift

Reprodução

publicidade

De acordo com a Apple, pesquisas mostram que exposição à luz azul de telas luminosas após o por do sol pode impactar negativamente o sono de usuários de dispositivos eletrônicos. Foi isso que motivou a empresa a criar o Night Shift. Esse recurso consegue usar dados do GPS e do relógio dos dispositivos para regular a quantidade de luz azul que a tela emite segundo o horário. Isso fará com que o display fique mais “frio” (mais azul) durante o dia e mais “quente” (mais alaranjado) durante a noite. Naturalmente, porém, também é possível desativar o recurso.

Proteção com senha para notas

publicidade

Reprodução

Se o FBI já tinha problemas com a segurança dos iPhones, esses problemas só devem aumentar: com a nova versão do iOS, a Apple acrescentou a opção de se proteger notas criadas com o Apple Notes por meio de senhas ou impressões digitais. Isso significa que informações pessoais ou sensíveis podem ser bloqueadas individualmente com o aplicativo. A empresa também realizou outras mudanças menores, permitindo organizar suas notas por data de criação, data da última modificação ou ordem alfabética.

publicidade

Suporte a múltiplos usuários para educação

Reprodução

Essa atualização permite que escolas aproveitem melhor os iPads para educação. Com a mudança, instituições de ensino poderão criar múltiplos usuários para um mesmo iPad. Assim, quando um aluno pegar o dispositivo, ele terá acesso a todos os seus aplicativos, arquivos e configurações. Com isso, alunos poderão compartilhar iPads de maneira mais cômoda, o que pode ajudar a diminuir a desvantagem que esses aparelhos tem em relação aos Chromebooks na área de educação.

Atualizações para o CarPlay

Reprodução

Carros modelo 2016 e 2017 já possuem a função CarPlay, que permite que as centrais de mídia dos veículos se comunique com os iPhones, e o iOS 9.3 traz algumas novidades para esse recurso. Em específico, o tocador de música do sistema passará a sugerir novas bandas, canções e álbuns com base em suas preferências, e o Apple Maps conseguirá mostrar pontos de interesse próximos ao usuário – como restaurantes ou postos de gasolina – enquanto ele dirige. 

Nova seção de saúde

Reprodução

A Apple sempre teve interesse em mostrar como os seus dispositivos podem impactar positivamente a saúde e o bem-estar dos usuários, e na versão 9.3 da iOS ela tenta deixar o aplicativo ‘Saúde’ mais relevante. O menu principal foi mudado para mostrar informações mais relevantes, e algumas categorias como ‘Peso’ e ‘Sono’ passam a sugerir aplicativos que podem ser baixados caso o usuários se interesse em focar mais nelas.