Uma das grandes apostas dos aplicativos de conversa para o futuro são os “bots”, robôs que conseguem oferecer serviços aos usuários por meio desses apps. O Facebook Messenger anunciou hoje mais um deles, em parceria com a linha aérea KLM, que permite que usuários interajam com a empresa pelo chat do Facebook.

O anúncio foi feito por meio de um post na página do aplicativo na rede social, que pode ser visto abaixo:

publicidade
 

We’re proud to announce our first airline partner for Messenger, KLM! With this integration, you can receive your KLM…

Publicado por Messenger em Quarta, 30 de março de 2016

Trata-se da primeira parceria desse tipo entre o Facebook e uma linha aérea. Dentre os serviços oferecidos pelo bot, será possível receber informações sobre seu itinerário de vôos, solicitar seu cartão de embarque e receber notificações sobre atrasos nos vôos.

publicidade

Parcerias como essa devem se tornar mais comuns nos próximos meses. Em janeiro, o Facebook começou a oferecer ferramentas de desenvolvimento de software do Facebook Messenger para programadores, o que permite que outras empresas e serviços passem a oferecer seus produtos pelo app de conversas.

Não é só o Facebook que parece estar apostando nesse ramo. O WhatsApp já deu a entender que pretende oferecer serviços desse tipo também (e um brasileiro já mostrou que ele pode funcionar muito bem desse jeito). Ontem em seu evento Build, a Microsoft também falou que traria essa funcionalidade ao Skype.