A empresa Arkyne Technologies, de Barcelona, desenvolveu o Bioo Lite, um vaso de plantas inteligente que consegue utilizar a energia gerada pela fotossíntese das plantas para carregar dispositivos eletrônicos via interface USB.

O vaso contém dois pequenos compartimentos com bactérias que reagem com água. O processo de fotossíntese das plantas cria compostos que caem sobre as bactérias por meio de uma membrana semipermeável. As bactérias se alimentam desse composto e geram elétrons, que são coletados por uma rede de fios microscópicos e armazenados em uma bateria na base do vaso.

publicidade

Segundo a empresa, a energia das plantas é suficiente para oferecer até três cargas completas de bateria por dia, sem prejudicar a planta. Como a bateria é capaz de armazenar energia gerada durante o dia, é possível carregar dispositivos usando o vaso mesmo durante a noite ou em dias nublados, de acordo com o The Next Web. O vídeo abaixo mostra mais sobre o funcionamento do vaso:

publicidade

É necessário, no entanto, que o vaso seja utilizado por uma planta saudável para fornecer energia. Segundo os criadores, o tipo de planta utilizada também afeta o funcionamento do vaso: plantas com folhas grandes, verdes e numerosas farão mais fotossíntese e, portanto, produzirão mais energia, enquanto plantas com folhas menores e mais esparsas serão menos eficientes.

Financiamento coletivo

publicidade

O Bioo Lite está em etapa de financiamento coletivo por meio do site Indiegogo, e já coletou ais de 17 mil euros – a meta inicial do projeto era de 15 mil – e ainda tem um mês de financiamento pela frente. Por enquanto ele pode ser adquirido por 89 euros (cerca de R$ 350 na cotação atual).

A empresa pretende começar a enviar os vasos comprados pelos usuários nessa fase a partir de dezembro de 2016. Uma vez lançado oficialmente, o vaso será vendido por 120 euros (cerca de R$ 480 na cotação atual).