O WhatsApp está oficialmente bloqueado no Brasil. As operadoras cumpriram a decisão judicial que determinava o impedimento de uso do serviço no país por 72 horas, após o aplicativo não cumprir decisão judicial.

As operadoras foram ordenadas a cumprirem a determinação de bloqueio do app. Se não fizerem isso, estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil.

A decisão foi tomada no último dia 26 pelo juiz Marcel Montalvão, da cidade de Lagarto (SE), o mesmo que solicitou a prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook na América Latina, no início de março.  

De acordo com o Tribunal de Justiça de Sergipe, o bloqueio faz parte do mesmo processo que levou à prisão o executivo. Dzodan passou apenas uma noite na prisão e, em seguida, recebeu um habeas corpus e foi solto.

publicidade

O processo exige que o WhatsApp divulgue dados sigilosos de conversas pelo aplicativo que poderiam auxiliar na investigação sobre um esquema internacional de tráfico de drogas. A empresa disse ao Olhar Digital, no entanto, que não é capaz de atender às solicitações da justiça brasileira, já que ela não armazena dados em seus servidores.

O fato de não armazenar os dados em seus servidores é apenas uma parte da história. O WhatsApp também aplica criptografia de ponta-a-ponta em todas as mensagens do serviço, o que significa que, mesmo se elas fossem armazenadas, não seria possível compreendê-las.