No dia 19 de maio de 2001, a Apple inaugurou a primeira Apple Store do mundo, em Tysons Corner no estado de Virginia, nos EUA. Ela foi a primeira das 480 lojas voltadas para produtos e soluções da empresa no mundo, e completa hoje quinze anos.

Na época, a Apple ainda não tinha lançado os iPhones, embora estivesse para alnçar os primeiros iPods. Seus principais produtos, no entanto, eram seus computadores iMacs (os desktops) e iBooks (os portáteis). Uma grande inovação desses produtos era que eles conseguiam se conectar à internet por meio de conexões sem fio: algo quase inexistente em 2001. No vídeo abaixo, o então CEO da empresa, Steve Jobs, guia o espectador pela primeira loja da Apple:

publicidade

O mercado de computadores, no entanto, ainda era fortemente dominado pela Microsoft e pelo Windows naqueles dias. Por esse motivo, de acordo com o Business Insider, a ideia de Steve Jobs de abrir uma loja dedicada aos produtos de sua empresa foi considerada bastante arriscada. 

publicidade

Quinze anos depois, as Apple Stores não são apenas um sucesso, mas são os estabelecimentos que geram mais receita por metro quadrado nos Estados Unidos de acordo com a Forbes. Ainda hoje, inagugurações de novas lojas provocam filas enormes, mesmo quando a empresa as abre sem ter um produto novo para promovê-las.

Algumas das ideias da primeira loja da Apple, como o Genius Bar e as mesas de madeira, ainda são muito semelhantes. O conceito da loja fez tanto sucesso que mesmo a Microsoft tentou se apropriar da ideia e ter suas próprias lojas mas, ao menos no Brasil, não teve sucesso semelhante.