O Google disponibilizou nesta semana uma versão compatível com iOS do TensorFlow, seu software de inteligência artificial. A ferramenta foi responsável, entre outras conquistas, por criar a ferramenta de sugestões de respostas automáticas a e-mails do Inbox e por treinar o AlphaGo, a inteligência artificial que derrotou o campeão mundial de Go.

Com a novidade, desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional da Apple poderão incorporar recursos de inteligência artificial diretamente em seus aplicativos. De acordo com o CNet, isso permitirá a criação de apps mais “inteligentes”, que conseguem aprender e se adaptar ao uso que os consumidores fazem dele.

Além disso, o TensorFlow também permite que os aplicativos realizem tarefas mais complexas, tais como entender a estrutura de frases escritas, reconhecer rostos de pessoas ou até mesmo objetos. Dispositivos Android já podiam oferecer esses recursos em seus aplicativos.

Segundo o 9to5Mac, por tratar-se de um software de código aberto, ao todo 46 pessoas de fora do Google contribuiram para o desenvolvimento dessa versão. Além da compatibilidade com iOS, ela também traz uma série de outras mudanças, como suporte a Python 3.5 e diversas correções de bugs.

publicidade

Um exemplo interessante de uso do TensorFlow, conforme aponta o The Verge, é o projeto Magenta, do próprio Google. O projeto tem como principal objetivo avaliar se máquinas conseguem criar música e arte, e usa a tecnologia de inteligência artificial para responder a essas perguntas. Desde que foi iniciado, o Magenta já compôs uma musiquinha, que você pode ouvir por meio deste link.