Na último domingo, 19 de junho, os Cleveland Cavaliers derrotaram os Golden State Warriors por 93×89 na final do campeonato de basquete da NBA, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos. A audiência do jogo, no entanto, foi menor que a da final mundial de League of Legends do ano passado.

Segundo o New York Times, a final da NBA atraiu um público de 31 milhões de espectadores, com um pico de 44,5 milhões nos minutos finais. O resultado fez do jogo a maior final da NBA desde o último jogo de Michael Jordan com os Chicago Bulls em 1998, e a maior transmissão televisiva desde o Oscar de 2016. Isso tudo apesar do fato de que parte do jogo tenha ocorrido ao mesmo tempo que a tranmissão de um episódio de Game of Thrones. 

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Mas mesmo sendo a primeira vitória de Cleveland em 52 anos em qualquer esporte, e mesmo com o jogo tendo sido decidido nos últimos segundos de maneira emocionante, os E-Sports ainda ficaram na frente. A audiência do jogo da NBA foi menor que a da disputa pelo mundial de League of Legends entre as equipes Koo Tigers e SK Telecom em 2015.

De acordo com dados da Riot Games (que gerencia o jogo), a partida final atraiu ao todo 36 milhões de espectadores únicos. O número máximo de espectadores assistindo ao mesmo tempo, por outro lado, foi de “apenas” cerca de 14 milhões, o que ainda é um resultado impressionante considerando que se trata de um esporte virtual. A partida ocorreu na Mercedes-Benz Arena em Berlim, na Alemanha. 

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Conforme aponta o Kotaku, os números mostram por que as empresas tem se interessado cada vez mais em e-sports: o número de espectadores rivaliza com o dos esportes mais tradicionais. O Brasil já possui alguma estatura nesses esportes, com equipes de Counter-Strike dominando torneios nos EUA e jogadores sendo homenageados pela Valve, e tem também ao menos um jogador de nível internacional em Street Fighter