Categoras: Notícias

Huawei pode trocar Android por um sistema operacional próprio

O sistema operacional de código aberto do Google, o Android, é o que roda na maioria dos smartphones produzidos no mundo, com raras exceções – como a BlackBerry, Apple e Microsoft, por exemplo. No entanto, uma dessas fabricantes que usam Android, a Huawei, planeja abrir mão dessa “dependência”.

De acordo com o site The Information, a Huawei, que é a terceira maior fabricante de smartphones do mundo em número de aparelhos vendidos, contratou ex-engenheiros da Nokia para desenvolver um sistema operacional móvel próprio. A ideia faz parte do plano de expansão da empresa, que quer atingir novos mercados além do asiático.

Mesmo sendo a terceira maior fabricante, os smartphones da Huawei não são tão populares nas Américas e na Europa. No Brasil, por exemplo, nenhum aparelho da marca é vendido oficialmente, mas apenas por importação ou revenda. A empresa acredita que, para mudar essa realidade, é preciso, primeiro, mudar seu sistema operacional.

Alguns smartphones da Huawei já foram criticados por sua atual versão do Android, cheia de modificações que deixam-no visualmente parecido com o iOS, da Apple. Ainda segundo o The Information, abandonar o Android seria um “plano B” para o caso de, algum dia, o Google criar regras mais rígidas para o uso de seu sistema.

Abigail Brody, vice-presidente de design da Huawei e ex-designer da Apple, também estaria trabalhando para refinar a customização do Android usada pela empresa em seus smartphones, antes de lançar uma estratégia mais agressiva para conquistar novos mercados pelo mundo.

Esta post foi modificado pela última vez em 23 de junho de 2016 13:32

Compartilhar
Publicado por
Redação