O Governo Metropolitano de Seul, capital da Coreia do Sul, anunciou que irá instalar placas de trânsito alertando os pedestres sobre o perigo de usar os smartphones enquanto estão andando nas ruas.

A campanha de segurança, implementada em conjunto com a Agência Nacional de Polícia, visa especificamente as crianças, adolescentes e adultos jovens, os principais usuários de smartphones no país.

As placas serão colocadas em cinco pontos da cidade onde já foram registrados mais acidentes envolvendo pessoas entre 10 e 30 anos: em Hongdae, na Câmara Municipal, na Universidade Yonsei e nas estações Gangnam e Jamsil.

Com uma população de 50,8 milhões, a Coreia do Sul tem a maior taxa de posse de smartphones em todo o mundo, de acordo com estatísticas publicadas pelo Pew Research Center. Além disso, o país abriga as fabricantes LG e Samsung.

publicidade

Mas esse não é um fenômeno somente no país asiático. Outras cidades ao redor do mundo também já tomaram medidas para alertar os “zumbis digitais”. Augsburg, na Alemanha, por exemplo, colocou semáforos no chão para que as pessoas que estão olhando para baixo possam saber quando o farol de pedestre está fechado.

Já a Universidade do Vale de Utah criou uma faixa na calçada exclusiva para quem quer andar usando o smartphone. 

Via TechCrunch