A China revelou ao mundo na semana passada o seu ônibus elevado que permite que carros o ultrapassem passando por baixo dele. O veículo visa reduzir o trânsito que é um dos principais problemas do país asiático. Apesar da ideia parecer revolucionária, a novidade já está cercada de polêmicas.

Em primeiro lugar, o site Car News China publicou algumas fotos do veículo que passou por testes nos últimos dias em Qinghuandao. Nelas é possível ver que nem tudo é tão perfeito como foi anunciado. A tinta da estação já está descascando, mesmo praticamente recém-pintada, e o ônibus é equipado com um ar-condicionado residencial, o que é bastante estranho.

Reprodução

Além disso, segundo apurou o portal Jalopnik, duas agências estatais do país afirmam que o projeto é um golpe que busca roubar dinheiro de quem apostar na ideia, ou seja, dos investidores. As empresas acusam o arquiteto responsável pelo veículo, Song Youzhou, de ter apenas o ensino primário.

publicidade

As agências afirmam que está a frente do ônibus de prometer retornos com altas taxas de juros, mesmo com um projeto de alto risco. Elas ainda aconselham as pessoas a não investirem na ideia.

Por fim, existe ainda a dúvida se o Transit Elevated Bus é realmente um ônibus ou um trem. Essa dúvida surgiu pelo fato de que o veículo até possui pneus de borracha, mas roda em trilhos.

Reprodução