A empresa de inteligência artificial Nervana anunciou ontem que foi comprada pela Intel para ajudar a fabricante de processadores com suas tecnologias. De acordo com o Recode, o valor da transação foi de US$ 408 milhões.

De acordo com a vice-presidente da Intel, Diane Bryant, “as propriedades intelectuais e a expertise em acelerar algoritmos de aprendizagem de máquina dela [da Nervana] vão expandir as capacidades da Intel no campo da inteligência artificial”. Segundo Bryant, mais de 97% dos servidores usados em processos de aprendizagem de máquina atualmente utilizam processadores da Intel.

publicidade

Nova era

Em seu anúncio, a Nervana diz acreditar que ser comprada pela Intel possibilitará que todo o potencial da empresa seja explorado. “Com esse acordo, nós podemos destruir o antigo paradigma e seguir adiante para um novo regime de computação”, escreveu o CEO da empresa, Naveen Rao.

publicidade

Como o número de dispositivos conectados à rede cresce de forma cada vez mais rápido, as abordagens de “big data” usada tradicionalmente para analisar as informações geradas por eles não são mais tão eficazes. A vice-presidente da Intel acredita que técnicas de aprendizagem de máquina e inteligência artificial serão o próximo passo para que empresas possam extrair informações importantes dos dados gerados por seus clientes.

O investimento em inteligência artificial pode beneficar dois ramos nos quais a Intel tem investido bastante nos últimos anos: seu grupo de Data Centers e de internet das Coisas. Com a queda nas vendas de PCs, a Intel tem buscado novas áreas de atuação, e data centers são um setor promissor, já que os processadores Xeon da empresa são usados em boa parte dos servidores.

publicidade

Internet das coisas, por outro lado, é um ramo no qual a Intel está interessada como forma de compensar seu fracasso no ramo dos smartphones e tablets. O investimento da empresa na Nervana vai ao encontro desse interesse, já que prevê um futuro em que o número de dispositivos conectados aumente ainda mais. 

Empresa de sucesso

publicidade

Para a Nervana, uma empresa de 48 pessoas que existe apenas há dois anos e meio, a aquisição pela Intel pode ser considerada um grande sucesso. Segundo o TechCrunch, a empresa foca sua abordagem de inteligência artificial em hardware, e não no software como costuma acontecer. Isso faz com que a parceria com a Intel seja particularmente eficiente.

“A Intel comprou algo que pdoerá vender em placas e sistemas e até supercomputadores para seus clientes que compete com qualquer coisa que o Facebook ou o Google ou a Baidu ou a Microsoft têm”, disse Matt Ocko, um dos investidores da Nervana, ao site.

Ainda segundo Ocko, a Nervana poderia ter continuado a atuar por sua própria conta no mercado até chegar a valer “múltiplos bilhões”. No entanto, o objetivo da startup era chegar ao máximo de pessoas o mais rapidamente possível, e a parceria com a Intel oferecia essa oportunidade.