O Telegram não perdeu a oportunidade de criticar o rival WhatsApp sobre a nova mudança nos termos de uso do serviço, que anunciou que passará a compartilhar dados dos usuários com o Facebook (você pode ler mais sobre o assunto aqui).

“Ao contrário de outros serviços, quando nós dizemos que não compartilhamos seus dados com terceiros, nós estamos falando sério”, afirmou o perfil oficial do Telegram no Twitter, em uma alusão clara ao WhatsApp.

O Telegram sempre tentou se posicionar como um serviço mais seguro e privativo que o concorrente WhatsApp. O serviço sempre ofereceu criptografia de ponta a ponta, enquanto a ferramenta que agora pertence ao Facebook só adotou a mesma medida recentemente, igualando o terreno. No entanto, as novas medidas dão novamente a vantagem ao Telegram em relação à privacidade.

publicidade

Do lado do WhatsApp, a alteração contraria um dos princípios do aplicativo, que sempre prometeu não se curvar ao modelo de publicidade, chegando até a cobrar alguns usuários pelo serviço. Ao compartilhar as informações com o Facebook, ele está abrindo portas para anúncios em outros formatos diferentes do convencional banner.