A Volvo oficialmente entrou na corrida dos carros autônomos . A montadora apresentou o seu primeiro veículo – um XC90 – com o sistema de direção autônoma Drive Me.

Esse carro será estregue para uma família de consumidores comuns na Suécia no ano que vem, como parte do programa de direção autônoma. Enquanto isso, ele irá passar por uma bateria de testes para garantir a segurança dos usuários e pleno funcionamento do sistema.

publicidade

Com isso, a empresa espera aprender alguma coisa com o feedback de usuários reais ao invés de engenheiros dedicados a testar o sistema. O objetivo, é que a tecnologia esteja disponível para todos os clientes da marca em 2021, sendo que a Volvo pretende realizar outros testes em Londres e na China nos próximos anos.

O carro ainda não é completamente autônomo, sendo necessário que o motorista continue atento para poder intervir caso algo inesperado aconteça. Segundo a montadora, o carro que será testado na Suécia oferece a capacidade de hands-off e feet-off apenas em determinadas “zonas de unidade autônoma” já determinadas.

publicidade

Outra vertente da participação da montadora nas pesquisas voltadas para carros autônomos é a parceria com o Uber. As duas empresas estão investindo em torno de US$ 300 milhões no projeto de substituir a frota do Uber por carros sem motorista.

Via CNet