A ideia do Facebook com o MarketPlace era integrar uma plataforma de compra e venda de produtos ao site semelhante ao Ebay e ao Mercado Livre. O resultado é que, em menos de 24 horas após o lançamento do serviço, já haviam publicações de venda de armas, drogas e até de animais exóticos, como um porco-espinho.

Todos esses artigos violam os termos de uso do site que não permite o comércio de produtos ilegais. Contudo, a fiscalização do site não foi capaz de brecar os vendedores que usaram a página para anunciar seus produtos que dificilmente seriam encontrados no Ebay, mas no extinto SilkRoad.

De acordo com reportagem do The New York Times e publicada na Folha de S. Paulo, foram encontradas drogas ilegais, armas, cachorros e filhotes de porco-espinho, além de anúncios relacionados com prostituição.

A função estreou nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido em 3 de outubro – mas só deve chegar ao Brasil nos próximos meses -, e no mesmo dia já havia um pedido de desculpas da administração do site.

publicidade

Segundo Mary Ku, diretora de gestão de produtos da rede social, houve uma falha técnica que impediu que o sistema de revisão de publicações do Facebook identificasse os posts que violam as normais comerciais da empresa e os padrões da comunidade. “Estamos trabalhando para resolver os problemas e monitoraremos de perto nossos sistemas para garantir que estejamos identificando devidamente e removendo violações antes de permitir que as pessoas retomem o acesso ao Marketplace”, afirmou a executiva.

Retrospecto não é bom

Resta saber como o Facebook vai trabalhar para impedir que o comércio produtos ilegais sejam comercializados pelo site. Vale lembrar que diversos grupos dentro da rede social já contam com publicações de envolvendo tráfico de drogas e armas.

Quando questionado pelo Olhar Digital durante as reportagens, o site que trabalha com denúncias feitas pelos próprios usuários usando as ferramentas específicas para este fim que estão presentes na plataforma. Sem as denúncias, porém, o conteúdo das páginas dificilmente desaparecerá.

Ao todo, mais de 450 milhões de pessoas por mês visitam os grupos de compra e venda existentes dentro da rede social.