Embora essa não seja uma das funcionaliddes mais conhecidas do sistema operacional, o Android também possui um modo dedicado para ambientes de trabalho chamado de Android for Work. Antes, mesmo para experimentar essa função, era necessário pagar; agora, no entanto, o Google possibilita que qualquer usuário teste o Android for Work

Para fazer isso basta acessar o link, preencher alguns dados e configurações, baixar o aplicativo Android Management Experiencie e escanear um código QR com o célular. Isso fará com que o seu dispositivo entre no “modo trabalho”. Ainda é possível, em seguida, gerenciar o aparelho por meio do site. 

publicidade

Para que serve?

A ideia do Google é que o site e o “modo trabalho” sejam usados para gerenciar os dispositivos ligados à empresa – por exemplo, o seu celular do trabalho. Muitas empresas dão dispositivos aos seus funcionários, e o Android for Work oferece a possibilidade de que todos os dispositivos sejam gerenciados por uma única central de TI.

publicidade

Nela, é possível controlar quais aplicativos os usuários podem instalar, permitir ou restringir capturas de tela e até mesmo apagar todos os dados do dispositivo remotamente. Esses recursos são importantes porque aparelhos associados a empresas costumam ter informações muito sensíveis sobre a organização. Por isso, o Android for Work oferece uma série de ferramentas para fortalecer a segurança dos dados.

Os recursos disponibilizados nessa versão, no entanto, são apenas algumas das funções que o Android for Work oferece. Para ter acesso a todos os recursos desse modo, é necessário pagar. O processo e configuração do Android for Work para organizações também é bem mais complexo, de acordo com o ArsTechnica.