A fabricante de calçados esportivos Adidas revelou ontem um par de tênis feitos de Biosteel, um material totalmente biodegradável desenvolvido por uma empresa alemã para imitar a resistência de teias de aranhas. O anúncio ocorreu durante o evento de design sustentável Biofabricate, em Nova York.

O fato de o material ser biodegradável não é a única vantagem dele. O Biosteel também é consideravelmente mais leve que os tecidos usados tradicionalmente para fabricar tênis esportivos, o que deve ser bastante favorável para os corredores. Os tênis foram criados em parceria com a empresa alemã AMSilk, que desenvolveu esse material.

publicidade

Para ser usado como tecido, o Biosteel é feito de fontes naturais de carbono que são fermentadas e convertidas em um pó branco. Por isso, outra vantagem do material sobre outros tecidos usados em calçados (como couro) é que ele é totalmente vegano, ou seja, não depende de recursos animais para ser produzido.

Reprodução

publicidade

Calçados sustentáveis

Materiais inspirados em teias de aranha não são exatamente novidade. Por serem extremamente resistentes, as teias de aranha já motivaram diversas pesquisas pela criação de tecidos semelhantes. Resultados mais recentes permitem o desenvolvimento desde roupas comuns até armaduras cinco vezes mais fortes que aço.

publicidade

Esses calçados da Adidas, no entanto, provavelmente serão os primeiros produtos esportivos a serem disponibilizados comercialmente. Segundo o TechCrunch, eles deverão ser lançados em algum momento de 2017, e a empresa não deu mais detalhes sobre quando.

Calçados sustentáveis são uma área na qual a Adidas vem investindo bastante. Recentemente, a empresa revelou também um par de tênis feitos com plástico retirado dos oceanos. Após o processo de reciclagem, a empresa conseguiu transformar esse plástico num tecido que pode ser usado para criar tênis de corrida. O UltraBOOST Uncaged Parley, como foram chamados os calçados feitos de lixo retirado do oceano, terão uma versão inicial limitada a 7 mil pares e deverão ser lançados mais amplamente no ano que vem.

publicidade